TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO INDUSTRIAL 4

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS 4

2.1.1 Nas Indústrias 4

2.1.2 No Comércio Varejista 5

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO 5

2.2.1 Custeio Variável 5

2.2.2 Custeio por Absorção 5

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO 6

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 6

2.4.1 O que são 6

2.4.2 Exemplos 7

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 8

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO 8

2.7 A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 9

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 10

3 considerações finais 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Indústria Pelicano Ltda. que industrializa cuecas e calcinhas contratou a empresa de consultoria C&S – ASSESSORIA CONTÁBIL a fim de auxiliá-los na análise da formação do custo de produção e preço de venda do produto “cuecas” que corresponde à maior parte do faturamento da empresa.

Tendo em vista que a indústria passa por dificuldades em termos de gestão empresarial será feito um Relatório contendo informações conceituais e teóricas capazes de prestar tais esclarecimentos ao Sr. Jonas Caetano – sócio administrador e aos demais dirigentes da empresa a respeito das dúvidas ligadas à gestão empresarial.

2 GESTÃO INDUSTRIAL

A gestão industrial objetiva a busca contínua de melhor qualidade, maior produtividade e menores custos, gerando mais lucro para a empresa e/ou aumentando sua competitividade. Gera informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

Em um mercado competitivo onde os concorrentes tendem a trabalhar cada vez mais com preços menores, reduzindo o máximo a sua margem de lucro e visando ganhar uma maior fatia de clientes no mercado, é necessário que a contabilidade trabalhe eficientemente na determinação do custo do produto, sendo que este será um dos principais fatores que influenciarão na determinação do preço de venda por parte da empresa. Se a empresa apurar os custos de forma incorreta e colocar um preço de venda acima do mercado, o produto perderá espaço e ao mesmo tempo se colocar um preço muito baixo levará prejuízo, pois, as vendas não cobrirão os custos na fabricação. Assim, a contabilidade nas empresas se torna de suma importância para os gestores.

2.1.1 Nas Indústrias

Nas indústrias segundo Costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

2.1.2 No Comércio Varejista

No comércio Varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição, levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS – Primeiro que entra Primeiro que Sai ou o Custo Médio Ponderado.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

2.2.1 Custeio Variável

De acordo com Sá (2009), somente os gastos variáveis são apurados no custo das vendas. Esses custos variam de acordo com o faturamento da empresa como, por exemplo, comissão sobre as vendas e os impostos (ICMS, PIS, COFINS). Uma das características do custeio variável é o maior controle sobre os gastos fixos, pois se mantém isolados dos custos das vendas.

Embora não aceito pelo Fisco esse sistema é útil para fins gerenciais.

2.2.2 Custeio por Absorção

De acordo com Sá (2009), o sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando alem dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

No custeio por absorção todos os custos são divididos pelo estoque, onde cada produto absorve aquilo que lhe caiba para sua fabricação não importando se é custo fixo ou variável, direto ou indireto.

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO

Uma das importantes perspectivas da contabilidade gerencial é o auxilio às corretas decisões sobre a elaboração do preço de venda ideal das empresas. Dentre os métodos de formação de preços, destaca-se a baseada nos custos de produtos, mercadorias ou serviços. Ou seja, o ponto de partida, inicialmente é a correta apuração dos custos para, na seqüência, os gestores conseguirem calcular e atribuir correto preço de venda.

Na formação do preço de venda pelo Mark-up, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo (tributos, comissões, etc.) e também o lucro desejado.

É claro que se o custo de fabricação for cuidadosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com