TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Ensaios: GLOBALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva:

Muitos indicadores apontam no sentido de que, neste início do século XXI, problemas sociais e socioambientais graves afetam, ou podem vir a afetar, a vida de milhões de pessoas em todo o planeta. Entre eles estão a injusta distribuição da riqueza e da exclusão social, além de fatores como a poluição atmosférica, a desertificação, o desmatamento, a escassez de água potável e o aquecimento global.

De que maneira o processo de globalização contribui para agravar os problemas socioambientais mencionados? Explique.

A GLOBALIZAÇÃO TEM PERMITIDO MAIOR EXPANÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E MAIOR FLUXO DE MERCADORIAS E MATERIAS-PRIMAS, O QUE AUMENTA A PRODUÇÃO E, PORTANTO AUMENTA A RETIRADA DE RECURSOS NATURAIS E, AINDA AUMENTA AS EMISSÕES DE GASES NOCIVOS A VIDA HUMANA.

Questão de múltipla escolha:

(ENADE 2011) A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:

A) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a mudança no padrão do crescimento e do modelo econômico das sociedades.

B) a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

C) o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

D) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.

E) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com