TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO O CONCEITO

Monografia: GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO O CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Monografia  •  6.083 Palavras (25 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ICESP/PROMOVE

ALUNA: ANDRÉIA REIS DOS SANTOS

9º SEMESTRE CURSO: DIREITO TURNO: NOITE

PROFº: ROSÂNGELA LAURA

TRABALHO DE ECONOMIA E GLOBALIZAÇÃO

ADAPTAÇÃO DE TEXTOS

BRASÍLIA, 05 DE JUNHO 2014

GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO

CONCEITO :

O presente trabalho visa examinar as origens da globalização, seus reflexos no mundo, especialmente, no Brasil. Objetiva ainda, identificar seus aspectos históricos, evolução entre os países, principais

INTRODUÇÃO :

A globalização remonta a origem do homem na terra, claro que, com outras características e com outros delineamentos. O certo é que, este sistema vem evoluindo de acordo com as necessidades humanas e com as exigências mundiais. O grande avanço deve-se a quedado muro de Berlim, ao fim do socialismo, a expansão do capitalismo e do neoliberalismo, após a Segunda Grande Guerra Mundial e com o avanço da Comunidade Comum Européia.

Para Joana Stelzer1 após o término da Segunda Guerra Mundial, houve uma reorganização do espaço mundial, fazendo nascer mudanças de ordem estrutural em diversas áreas. A autora está se referindo a explosão da globalização dentro de seus diversos aspectos, cultural, político, social, jurídico, e principalmente econômico.

O termo globalização, de acordo com os autores contemporâneos, recebeu vários significados, que entre as suas mais variadas expressões, objetivam expressar um mundo sem fronteiras, que possibilite uma economia global para os mercados internos já saturados, visando* Mestre em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

* Obra citada Introdução às Relações do Comércio Internacional, p. 25.

* Caderno de Estudos Ciência e Empresa, Teresina, Ano 8, n. 1, jul. 2011, sobremaneira aproximar as nações umas das outras, tudo isto, associado a expansão do capitalismo no mundo. Associado a este conceito, tem-se ainda como definição do termo globalização, segundo a doutrina majoritária, a explosão de valores de um povo, englobando alterações no seu modo de ser, agir e pensar.

Características do processo de globalização :

A globalização ou processo de mundialização, de acordo com o entendimento majoritário dos autores contemporâneos, caracteriza-se pela ampla integração econômica,política, cultural e outros entre as nações. Contudo, a integração nos seus mais variados aspectos se destaca pela economia, podendo ser de diversos tipos, mas nenhuma integração econômica é melhor do que a outra. A escolha do país pelo modelo de integração decorre de seus objetivos e do seu grau de dependência entre as grandes potências.

Os Estados, quando da adoção de medidas ou adesões aos sistemas mundiais, deve se atentar para a questão da soberania nacional ou interna de cada país. A observância visa evitar conflitos entre a legislação interna e legislação estrangeira.

O desenvolvimento da integração entre os países trouxe o surgimento de um terceiro mercado, denominado de mercado eletrônico ou virtual, decorrente do uso da internet. Neste mercado, a interferência estatal é praticamente nula ou mínima, porque não existem donos ou porque todos são donos. Característica que o diferencia, dos mercados até então existentes, quais sejam, o mercado nacional e o mercado internacional.

Assim, a globalização em decorrência do avanço tecnológico trouxe várias conseqüências positivas e negativas. Dentre os efeitos positivos pode-se enumerar a diminuição de barreiras geográficas, políticas e econômicas, a criação de uma única moeda, maior fluxo de capitais, pessoas e mercadorias, aproximando sobremaneira as pessoas de diferentes regiões do mundo.

Para o Prof. Arnaldo Godoy, a globalização dita um direito diferente, especialmente para países periféricos, como o nosso. O direito brasileiro vem sendo redesenhado como resultado de nossa inserção no mundo globalizado, o que isto significa que não basta fazer parte. Na obra da globalização é necessário a sua instrumentalização, mecanismos que viabilizem resultados positivos para o governo e para a sociedade.

Para Eric Hobsbawm , os efeitos somente são negativos, por não acreditar que países desenvolvidos possam praticar atos que auxiliem países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, exemplificando, pode-se citar uma de suas assertivas, “primeiro, a globalização acompanhada de mercados livres, atualmente tão em voga, trouxe consigo uma dramática acentuação das desigualdades econômicas e sociais no interior das nações e entre elas”.

Analisando o estágio atual do Brasil, pode-se observar que o país evolui muito nos setores da educação, saúde e moradia com programas populares e de incentivo as populações carentes. Outra característica é a emigração das pessoas dos países mais pobres para os países de economias mais ricas. Neste ínterim, para as nações desenvolvidas e ricas gera uma série de conseqüências positivas, que vão desde a contratação de mão de obra mais barata, sem assegurar aos imigrantes qualquer benefício previdenciário, auxílio saúde até mesmo a uma aposentadoria.

Por outro lado, para as nações mais pobres, a maioria dos efeitos são negativos, são conseqüências opostas as impostas aos países ricos.

Aspectos Relevantes da Globalização :

O que se pode observar de um estudo mais aprofundado da globalização é que as grandes potências, restringem a entrada de países em desenvolvimento, na rodada de negociações. A barreira tem por finalidade de que estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com