TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estratégico De Custos

Projeto de pesquisa: Gerenciamento Estratégico De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Acadêmicos:

CARLOS ANDRE F. SILVA – RA 399.323

CLEBER MENDES VALIENSE – RA 396.864

GILSON DOS REIS – RA 396.921

JOSE ROBSON PEDRO SILVA – RA 395.869

TAMILES DOS SANTOS PINTO – RA 402.139

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

PORTO SEGURO-BA

2014

Acadêmicos:

CARLOS ANDRE F. SILVA – RA 399.323

CLEBER MENDES VALIENSE – RA 396.864

GILSON DOS REIS – RA 396.921

JOSE ROBSON PEDRO SILVA – RA 395.869

TAMILES DOS SANTOS PINTO – RA 402.139

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho de Desenvolvimento Econômico apresentado à Faculdade de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional, para obtenção de nota parcial da disciplina, sob orientação da Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

PORTO SEGURO-BA

2014

Sumário

1 - Introdução 4

2 - PIB - Produto Interno Bruto 4

3 - Índice de Gini 5

4 - Curva de Lorenz 6

5 - IDH - Índice de Desenvolvimento Humano 7

6 – BRICS 8

6.1 - Melhor e pior 10

6.2 - Desigualdade 12

6.3 - Educação 12

7 - Relatório Final 14

8 - Bibliografia 15

1 – Introdução

Esta Atividade discorre sobre Desenvolvimento e Crescimento Econômico situação em que acontece variação positiva na quantidade e na qualidade social, político e econômico de uma nação em índices ou indicadores.

O Desenvolvimento econômico é diferente do crescimento econômico em alguns aspectos; pois, enquanto o crescimento econômico se preocupa apenas com questões quantitativas, como por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto) e o PNB (Produto Nacional Bruto), o desenvolvimento econômico aborda questões de caráter social, como o bem-estar, nível de consumo, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), taxa de desemprego, analfabetismo, qualidade de vida, entre outros.

2 - PIB - Produto Interno Bruto

O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região. O PIB tem o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Existem duas diferentes nominações para o PIB, que é o nominal e real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado.

Entretanto o Produto Interno Bruto pode ser:

O PIB Agrícola: dentre deles o extrativismo vegetal e a pesca que conseguem atingir 7% da riqueza mundial, o baixo índice é explicado pelo baixo valor agradado.

O PIB Industrial: a produção industrial de um país chega a atingir 25% da riqueza mundial. As boas condições das finanças de um país atraem investimentos estrangeiros e com isso aumenta a taxa do PIB.

O PIB Serviços: referente à prestação de serviços onde as operadoras de telefonia, os provedores de internet, as companhias aéreas, as instituições financeiras estão incluídas. É o setor que mais cresce, atingindo 90% do PIB Nacional.

3 - Índice de Gini

Conforme o italiano Corrado Gini, O Coeficiente de Gini, criado pelo estatístico é utilizado para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usada para qualquer distribuição. O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

4 - Curva de Lorenz

A curva de Lorenz tem uma representação gráfica que deriva da relação entre rendimento e população e que tem como objetivo a avalio ação do grau de desigualdade em termos de repartição do rendimento de uma economia pelos seus indivíduos. Mais concretamente, é considerada como eixo vertical a percentagem acumulada de rendimento e como eixo horizontal a percentagem acumulada de população, que é colocada por ordem crescente de rendimento individual.

Cada ponto da curva de Lorenz representa o volume de rendimento (y%) auferido pela percentagem acumulada de população correspondente (x% inferior). Deste modo, a situação ideal seria aquela em que todos os indivíduos auferissem precisamente o mesmo volume de rendimento, que daria origem a uma curva de Lorenz coincidente com a bissetriz do gráfico em causa. Por outro lado, se imaginarmos uma situação em que apenas um indivíduo (o último colocado no eixo horizontal) aufere todo o rendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com