TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento estratégico de custos

Trabalho acadêmico: Gerenciamento estratégico de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade Prática Supervisionada

Gerenciamento Estratégico de Custos

Promissão/SP

07/10/2013

SUMÁRIO

1 - Introdução..........................................................................................................................

2 –.............................................................................................................................................

3 – ...........................................................................................................................................

4 – Conclusão...............................................................................................

5 - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................

1- INTRODUÇÃO

A gestão de custos é um processo em que se utiliza um conjunto de técnicas multidisciplinares, que nos permite compreender a origem dos custos. Este processo pode conduzir ao aumento de proveitos, reduções de custos e obtenção de melhores níveis de produtividade.

Estes processos envolvem planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos que serão necessários para a conclusão do projeto a partir de uma previsão orçamentária, e estes processos de gerenciamento incluem:

• Estimativa de custo: desenvolver uma aproximação dos gastos com os recursos necessários para execução do projeto;

• Orçamento de Custo: agregar os custos estimados de atividades ou de pacotes individuais de trabalho para estabelecer uma base de custo;

• Controle de Custo: influenciar nos fatores que geram uma variação de custo e controlar as mudanças de orçamento do projeto;

Em qualquer atividade de negócios, onde se tem por objetivo a obtenção do lucro, para remunerar o capital investido do proprietário ou dos sócios, a gestão dos custos é fundamental para a manutenção do empreendimento, e a contabilidade de custos possui suas terminologias conforme a seguir.

Custos

Os custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de colocar o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado, utilizando-se de medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais tem que arcar a fim de atingir seus objetivos. A contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar relatórios de custos de uso da Gestão Empresarial.

Os custos empregados de produção trata-se de todos os fatores de produção necessários para a obtenção do produto final, como a matéria-prima, embalagens, materiais diversos empregados no processo de produção, tais como: fita, estopa, graxa etc., mão de obra do pessoal operacional, energia elétrica, mão de obra de manutenção, vapor e outros.

Utiliza-se o custeio para se apropriar os custos dos insumos de produção aos produtos, que é a forma desenvolvida pela ciência contábil para esta apropriação, e apenas o critério de custeio por absorção esta suportado pela legislação do imposto de renda, que o admite e define como o critério legal a ser empregado pelas entidades. E o foco do critério deste custeio é a avaliação dos estoques de produtos acabados de forma integrada com a contabilidade financeira, e tem, como fundamento, incorporar nos produtos os custo que são inerentes ao processo de produção, e apenas eles, executando, portanto, as despesas administrativas e sociais.

No Brasil, o Decreto-Lei 1.598/77, em seu artigo 14 determina que o contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos, principalmente para fins fiscais.

Gasto

É o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

Perdas

Perder insumos pode significar consumo de forma involuntária ou inutilização de bens provocados por fatores fora do controle da empresa. As perdas ocorrem por vários motivos, dentre ele:

• Materiais podem ser danificados no estoque ou na produção;

• Ocorrem desperdícios de insumos, em razão de desleixo na operação ou porque as características dos produtos os tornam inevitáveis;

• Ocorrem catástrofes, tais como: enchentes, destelhamentos, explosões, incêndios;

• Materiais armazenados podem ficar obsoletos etc;

São exemplos de perdas: limalha de ferro nas metalúgicas, sobras de formatos de madeira nas moveleiras, sobras de formato de papel nas gráficas, sobras de couro calçadista, obsolescência de estoques, danos provocados por enchentes, incêndios, greves etc.

Diferença entre custo e despesa

Uma diferença básica para a despesa é que o custo traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.

A razão para se classificar os gastos correntes de uma entidade em despesas e custos é que o primeiro vai direto para o resultado do período. Já custos irá formar um estoque na produção de um bem e, na sua realização, serão finalmente levados ao resultado, o que poderá levar meses ou até anos.

Custos fixos e variaveis

Os custos fixos são aqueles que permanecem inalterados dentro de uma faixa de oscilação do volume de atividade. Se tomarmos como modelo uma indústria que produz leite em oó, serão exemplos de custo fixos: aluguel do barracão, depreciação dos equipamentos, mão de obra dos mecânicos, empilhadeiras, supervisores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com