TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negocios Internacionais

Dissertações: Gestão De Negocios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. O QUE FOI O GATT 4

2. COMO SURGIU A OMC E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 5

3 REFERÊNCIAS 6

1. O QUE FOI O GATT?

GATT significa "General Agreement on Tariffs and Trade" (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), se refere aos acordos internacionais designado a reduzir as barreiras de trocas entre as nações, em especial as taxas aduaneiras e tarifas, fazem parte deste acordo 23 países, inclusive o Brasil. O primeiro acordo ocorreu em 1947 em Genebra com o apoio da ONU.

Este acordo é na verdade o insucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio (OMC); a maior parte deste insucesso é “culpa” dos Estados Unidos, pois os líderes não tinham a preocupação de criar um estatuto que impedisse de alguma maneira, o vasto fluxo comercial internacional que contribuía para que a economia norte-americana conquistasse resultados positivos continuo.

A partir disso, foram acontecendo outras séries periódicas de acordos para igualar as normas do comércio internacional. Existiram rondas importantíssimas, mas três que se destacam é: "Kennedy Round" (1964-1967), "Tóquio Round" (1973-1979) e "Uruguai Round" (1886-1993). Esta Rodada do Uruguai foi a mais marcante, pois 117 países assinaram este acordo que teve como objetivo reduzir os bloqueios ao comércio mundial, tornando-o mais coligado nas reduções das pautas aduaneiras. Esse programa pela primeira vez incluiu produtos agrícolas e serviços.

Durante o tempo em que esteve vigente, mesmo que provisório, colaborou para que as normas que controlam o comércio internacional se adequassem ao crescimento exagerado do comércio e a agilidade das operações financeiras.

Acredita-se que as tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais tenham diminuído de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido às conversações estabelecidas entre diversas rodadas.

2. COMO SURGIU A OMC E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

A OMC (Organização Mundial do Comércio) surgiu após a 2ª Guerra, oficialmente dia 01 de Janeiro de 1995 com o Acordo de Marrakec substituindo assim o GATT, isso aconteceu ao final da oitava Rodada de negociações (Rodada do Uruguai). Sua sede se localiza em Genebra na Suíça.

Esta organização é encarregada de controlar o comércio internacional e executar acordos nas rodadas multilaterais, além de criar novas regras de comércio. O seu funcionamento ocorre através de novos acordos estabelecidos e assinados por um representante de cada País. Este membro tem o objetivo de auxiliar os exportadores, importadores e produtores e deve ser ratificado pelo governo.

As principais funções deste órgão é fiscalizar e manter regulamentado o comércio Mundial, resolver os conflitos entre países membros, supervisionar os acordos estabelecidos. Ou seja o principal objetivo é facilitar as negociações internacionais, garantindo o acesso justo entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com