TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas II

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Pessoas II

Curso: Administração

Professor: Damaris de O. Batista da Silva

Nome do aluno: Caroline Silva dos Santos

Data: 30/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Uma conceituada rede de Fast Food de Florianópolis solicitou um estagiário em Administração pelo seguinte motivo: "meus funcionários não sabem o que tem que fazer. Todos os dias eu preciso dizer a função de cada um. Um não sabe o que esperar do colega, é uma confusão!" Quando observamos o cotidiano verificamos que o próprio gestor muda as atribuições dos colaboradores a cada semana. Desta forma, sugerimos ao gestor que se faça, com urgência, uma Análise e Descrição de Cargos. Explique, de forma fundamentada e baseada nos estudos da disciplina (3,0 pontos):

a) Por que fazer Análise e Descrição de cargos?

Para uma organização o cargo e a base e a referencia para gestão de pessoas, pois todas as práticas e as ações normalmente estão vinculadas ao cargo.

b) Como se faz uma Análise de cargos?

A análise de cargos é feita pelo levantamento das vagas existentes e quais as exigências e conhecimentos são necessários para a ocupação do cargo. É realizada através de investigação no cargo em aberto. Explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

c) Como se faz uma Descrição de Cargos?

A análise de cargos é feita pelo levantamento das vagas existentes e quais as exigências e conhecimentos são necessários para a ocupação do cargo. É realizada através de investigação no cargo em aberto. Explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

2. Estudamos em nossa disciplina que a avaliação de desempenho é o processo que busca mensurar objetivamente o desempenho e fornecer aos colaboradores informações sobre a própria atuação, de forma que possam aperfeiçoá-la sem diminuir sua independência e motivação para a realização do trabalho. Nas Lojas Renner este processo foi implantado há 13 anos, mas no início a empresa enfrentou algumas dificuldades para implantar o sistema, principalmente por que os gestores apresentaram certa resistência em dar e receber feedback sobre o seu desempenho, ou seja: não estavam acostumados a ouvir a opinião de quem eles avaliavam periodicamente, ou seja, os seus subordinados. "Por sua vez, os liderados apresentaram uma receptividade melhor, pois eles passaram a ter a oportunidade de mostrar o próprio pensar", complementa Clarice Martins Costa, uma das Gerentes Renner. Diante de uma empresa que ainda não adotou este processo no Gerenciamento de pessoas, como você implantaria a Avaliação de Desempenho? Explique cada uma das etapas, em um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas. (3,0 pontos)

Resposta:

A avaliação de desempenho seria obtida com auto-avaliação, avaliação do gestor e analise e discussão do resultado.

Auto-avaliação: com responsabilidade, o funcionário realiza uma reflexão sobre o seu trabalho, seu papel profissional, seus pontos fortes e os quais precisam ser desenvolvidos.

Avaliação do gestor: a avaliação de desempenho só terá sentido se pressupor um dialogo entre avaliador e avaliado, no qual troquem informações sobre suas percepções quanto os pontos fortes e aos que precisam ser desenvolvidos, através de um feedback entre os mesmos.

Analise e discussão do resultado, estabelecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com