TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 1: GESTÃO DE PESSOAS I, GESTÃO DE PESSOAS II E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 1: GESTÃO DE PESSOAS I, GESTÃO DE PESSOAS II E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.701 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Planejar ações estratégicas organizacionais é de gestão de pessoas, de fato, implantá-las para melhorar os resultados, o mesmo tem sido o tema de muitas discussões em reuniões nas empresas e até mesmo de grandes pesquisadores e cientistas, as pessoas são em parte responsável pelos objetivos alcançados pela empresa por isso, não basta concentrar esforços apenas na elaboração de planos estratégicos tem que levar em consideração o engajamento dos funcionários bem como treinamentos para a adaptação das mudanças para garantir o desempenho nas atividades, os colaboradores precisam sentir-se envolvidos, realizados e satisfeitos com as funções que executam, ou seja, motivados. Sendo assim, trabalhar pessoas dentro das organizações também contribui para o desenvolvimento. A seguir, serão abordadas as principais fundamentações desta gestão e a sua importância, com base na GE CELMA. Trataremos também conceitos ligados aos treinamentos e desenvolvimento do colaborador, recrutamento e o processo de seleção, além disso, a avaliação de desempenho e a responsabilidade social e ambiental com o público interno, que, de certa forma, tem se tornado grande prioridade para uma boa gestão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS I

A Gestão de pessoas é uma grande estratégia organizacional, com isso esse planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelos executivos para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa. Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização. Pode-se hierarquizar o planejamento em três níveis sendo que um depende do outro nas decisões que serão necessárias para se chegar ao objetivo geral, que são; o estratégico, o tático e o operacional. O desenho de cargos faz parte deste processo de planejamento, pois o mesmo pode ser definido como o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. Através do desenho de cargos poderemos identificar de forma específica, a quantidade dos ocupantes de cada cargo, sendo assim, dependendo da área da empresa, poderá ser feito recrutamentos, que são procedimentos que visam atrair candidatos qualificados para ocupar os cargos disponíveis oferecidos pela organização. Feito isso, haverá os processos de seleção, que a parte onde, o gestor de RH já tem identificado aquele candidato que possui perfil e que ajudará no processo de desenvolvimento naquele cargo a ele destinado. A remuneração e os benefícios também são bens estratégicos que, de fato, são destinados aos colaboradores pelo trabalho realizado por uma determinada data, a remuneração pode ser direta ou indireta, de forma fixa ou variável, já os benefícios são sempre indiretos, que fazem parte de um bônus onde o colaborador pode receber por um trabalho extra, desempenhado pela sua função, quero ressaltar que todas essas ferramentas da gestão de pessoas, são fundamentais para o processo de planejamento, pois é uma preparação de aprimorar e desenvolver o colaborar junto à empresa, sendo assim, são indispensáveis na gestão de uma organização.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS II

As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos. Se uma organização depende diretamente do comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é imprescindível que ela mantenha estas pessoas treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar. O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Na GE são utilizados os treinamentos comportamentais. Os funcionários que passam por todos os tipos de treinamentos, e que se qualificam de uma maneira que a empresa procura, se destacam na análise desempenho ganhando priorização quando surgem promoções na empresa. O processo de avaliação de desempenho na GE CELMA, é feito por uma revisão anual, começando por uma avaliação do período anterior, sendo analisadas metas estabelecidas ao colaborador versus sua capacidade de realização, com oportunidades de crescimento e direcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com