TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Dissertações: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 19

1.INTRODUÇÃO

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando um diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importância dos dados contábeis para gestão empresarial. Não houve intenção em esgotar o tema que é bastante polêmico e fruto de diversos assuntos acadêmicos e profissionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 .1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS SOBRE ORÇAMENTO

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Conceitos: O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício.

1. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

2. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.

3. Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.

4. Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano.

5. Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais:

− top-down, ou seja, de cima para baixo

− bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas duas abordagens.

2.2 ORÇAMENTO EMPRESARIAL GERAL

tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

2.3.ORÇAMENTO EMPRESARIAL FLEXÍVEL

Para Padoveze (2010), para solucionar o problema do orçamento estático,

surgiu o conceito de orçamento flexível, Nesse caso em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde tendencialmente se situarão tais volumes de produção ou vendas.

“Orçamento Flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades” (PADOVEZE, 2010, p.523).

Para Marion e Ribeiro (2011) orçamentos flexíveis são aqueles que, uma vez elaborados, permitem modificações ou ajustes de suas previsões em decorrência dos desvios observados durante a sua execução entre o que foi fixado e o que foi realizado.

A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita diferenciação entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.

O enfoque do orçamento flexível é possível, com os eventos que têm a possibilidade de uma mensuração unitária, que correspondem aos dados variáveis.

Associando-se aos volumes possíveis, podem-se fazer quantos orçamento flexíveis forem necessários ou desejados. Os gastos fixos continuam sendo apresentados dentro do enfoque tradicional do orçamento, que é o orçamento estático.

2.4.PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

2.4.1 FUNÇÕES DO ORÇAMENTO

Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestores, para a realização dos objetivos da empresa em sua totalidade, que tornam obrigatória uma coordenação entre eles, conciliando os seus resultados ao interesse maior da empresa. (CATELLI, 2001).

Para Oliveira, Perez Jr e Silva (2002) o papel do orçamento na gestão de uma empresa é bem compreendido se for relacionado às funções administrativas, que podem ser resumidas em três funções básicas: planejamento, organização e controle.

Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos;

Organizar: representa a melhor disposição dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponíveis deverão estar dispostos de maneira a alcançar os objetivos propostos de forma mais eficiente e eficaz;

Controlar: representa a segurança de que sua própria energia e ações, bem como a de seus subordinados, estejam coordenadas com a implementação dos objetivos da organização. (OLIVEIRA, PEREZ JR e SILVA, 2002, p. 116).

2.4.2 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO

Para Oliveira, Perez Jr e Silva, (2002) as vantagens do desenvolvimento de um planejamento orçamentário estão principalmente no estabelecimento de metas claras a serem atingidas, e na definição de responsabilidade dos diversos departamentos. Essa ferramenta gerencial obriga os envolvidos a trabalharem em sintonia, comprometidos com o resultado global e não individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com