TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Monografias: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  5.290 Palavras (22 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3

2 GESTÃO EMPRESARIAL 4

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.1.1 ORÇAMENTO GERAL......................................................................................5

2.1.1.1 Orçamento Flexível........................................................................................ 5

2.1.1.1.1 Pontos positivos do orçamento para a gestão 6

2.1.1.1.1.1 As questões tributárias para o orçamento 8

2.1.1.1.1.1.1 Isenção e imunidade tributária 9

2.1.1.1.1.1.1.1 Balanço patrimonial 14

2.1.1.1.1.1.1.1.1 Demonstração do resultado do exercício 16

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Demonstração dos fluxos de caixa 18

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 19

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERÊNCIAS 22

1 INTRODUÇÃO

O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer a informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade, promovendo aos seus usuários as informações úteis para a tomada de decisão.

Sendo assim, este trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer de forma clara, sucinta e objetiva, proporcionando a ampliação do conhecimento através da visão holística a cerca dos assuntos que abrangem a Gestão Empresarial.

Visando exteriorizar novos horizontes e uma maior compreensão sobre os temas propostos neste trabalho, o mesmo faz uma abordagem conceitual sobre Orçamento, Orçamento Geral e Orçamento Flexível, além de uma breve explanação sobre os pontos positivos do Orçamento baseados na administração financeira e orçamentária, conhecimentos inerentes ao contador.

Através do mesmo foi possível expandir e relatar as informações necessárias que fazem parte do direito empresarial tributário apresentando as Questões Tributárias para o Orçamento; Isenção e Imunidade Tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa e informações sobre os Métodos Quantitativos, todos assuntos de fundamental importância, que influenciam diretamente no processo decisório.

Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas para fundamentação teórica, para através da mesma prover conhecimentos que possam ser aplicados na atividade contábil profissional.

2 GESTÃO EMPRESARIAL

2.1 Conceito de Orçamento

De acordo com o site Wikipédia orçamento ‘’é o plano financeiro estratégico de uma administração o Orçamento Empresarial é um instrumento de planejamento e controle, financeiro e econômico, visando subsidiar cenários passivos de análises, com projeções para uma futura decisão.’’ Essa ferramenta não é utilizada apenas para controlar gastos, mas é útil como um instrumento para orientar os gestores quanto às metas e objetivos que pretendem atingir ao longo do período pretendido.

SÁ (et all 2005,p.59) descreve Orçamento Empresarial ‘’como a Expressão formal e quantitativa dos planos estratégicos da empresa para um período específico.’’

LUNKES apud ZDANOVICZ (1989:20) define Orçamento como:

Um instrumento que descreve um plano geral de operações ou de investimentos por um determinado período, orientado pelos objetivos e metas propostos pela alta administração.

Segundo Padoveze (2004), Orçamento pode ser entendido como:

Expressão monetária e quantitativa de um plano, cujo objetivo, é atingir um resultado final, anteriormente traçado pelos responsáveis pela sua elaboração, com a participação de todos os setores da empresa.

A função do orçamento é estabelecer e coordenar os objetivos de todas as áreas da empresa, propiciando que todos trabalhem em conjunto, com sinergia, na busca de resultados positivos, os mesmos devem definir objetivos que sejam alcançáveis, tornando o orçamento algo alcançável e real, permitindo o comprometimento de todos, realizando uma gestão participativa.

O processo de realização de um plano orçamentário exige o desenvolvimento de orientações para os objetivos, direcionando o orçamento para que os objetivos da empresa sejam atingidos de forma eficaz; envolvimento dos gestores, onde todos os gestores responsáveis por um orçamento específico devem participar ativamente dos processos de planejamento e controle, para que se obtenha o seu comprometimento; comunicação integral, onde haja compatibilidade entre o sistema de informações, o processo de tomada de decisões e a estrutura organizacional; expectativas realistas, onde os objetivos sejam reais e perfeitamente alcançáveis; aplicação flexível, onde o sistema permita correções, ajustes e revisão de valores e de planos; reconhecimento dos esforços individuais e de grupos, onde o orçamento possa ser um dos principais instrumentos de avaliação de desempenho.

2.1.1 Orçamento Geral

Segundo material da professora Joenice Diniz o Orçamento Geral expressa:

• Os planos operacionais e financeiros da administração para um período específico (normalmente um ano) e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas;

• O impacto das decisões operacionais e financeiras;

As informações setoriais, coletadas em cada departamento, é que comporão o orçamento geral. Compreende-se que tais informações são adquiridas através do Planejamento Econômico, Financeiro e de Capital.

Planejamento Econômico: Onde serão orçados os valores de vendas, produção, matéria-prima, mão-de-obra, custos de produção, despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com