TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Trabalho Escolar: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho e sobre GESTÃO EMPRESARIAL, mais concretamente sobre:

a. Orçamento Geral;

b. Orçamento flexível;

c. Pontos positivos do orçamento para a gestão;

d. As questões tributarias para o orçamento;

e. Isenção e imunidade tributaria;

f. Balanço Patrimonial;

g. Demonstração do resultado do exercício (DRE);

h.

São objetivos deste trabalho melhorar o entendimento sobre tributos e dos métodos quantitativos para melhor quantificar os valores orçados e poder assim fazer uma comparação mais precisa dos valores orçados com os do realizado.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida através de livros sobre contabilidade e assuntos sobre o tema apresentado.

2. Desenvolvimento

Orçamento:É o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Orçamento Geral: Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Como segue abaixo:

*ORÇAMENTO OPERACIONAL:

Orçamento de vendas;Orçamento de Produção;

Orçamento de Compra de Materiais Diretos ;Orçamento de Mão-de-Obra;

Orçamento de Custos dos Produtos Vendidos; Orçamento de Despesas de Marketing, Distribuição, Administrativas Demonstração de Resultado Orçada ;

*ORÇAMENTO FINANCEIRO: Orçamento de capital ou investimento; Orçamento de caixa Balanço Patrimonial Orçado.

ORÇAMENTO FLEXIVEL :Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.

3. Pontos positivos do orçamento para a gestão

Para uma boa administração, Horngren, Datar, e Foster (2004,p .166)afirmam que as empresas em geral devem passam pelas seguintes etapas orçamentarias

• Planejamento do desempenho da empresa como um todo,assim como o de suas subunidades.A administração, em todos os níveis, concorda com o que esperado.

• O fornecimento de uma estrutura de referencias, um conjunto de expectativas especificas contra o qual os resultados reais podem ser comparados

• A analise de variações do planejamento. Se necessário, medidas corretivas seguem a analise.

• Novo planejamento, a luz do feedback r das condições alteradas.

Assim o planejamento orçamentário oferece vantagens aos administradores tais como : impulsionar o planejamento e implementar a estratégia planejada; proporcionar base para avaliações de desempenho; motivar os funcionários e administradores; e promover a sintonia e a comunicação entre subunidades da organização.

4. As questões tributarias para o orçamento

Comesse conhecimento ficara mais fácil a compreensão do sistema tributário, já que este segue duas grandes linhas de raciocínio:

• A constituição federal traça as regras básicas(normas gerais) de aplicação de todos os tributos;

• A constituição federal adota o sistema federativo, em que cada ente estatal recebe suas atribuições próprias, e por consequência, tem tributos que lhes são exclusivos para serem instituídos, normatizados e cobrados, sempre respeitando as normas gerais do primeiro item.

Em resumo: há exclusividade de tributos para a união, estados, municípios, e distrito federal, mas todos devem respeitarem absoluto as normas gerais disciplinadas na constituição federal.

5. Isenção e imunidade tributaria

• Imunidade tributaria é caracterizada da qual se beneficiam algumas pessoas em virtude de, contra elas, não surgir qualquer tributo. Observa-se que não se trata de elas serem dispensadas do pagamento do tributo, mas, sim do debito sequer vir a ser constituído.

O art. 150, VI, da constituição federal expressamente afirma que:

Art.150 sem prejuízos de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à união, aos estados, aos Distritos Federal e aos Munícipios:

[...]

VI- instituir impostos sobre:

a. Patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

b. Templos de qualquer culto;

c. Patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações da entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

d. Livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão (BRASIL, 1988).

• Isenção tributaria é como se fosse um “salvo conduto” em que o cidadão que normalmente seria tributado devido a um determinado fato (serviço ou patrimônio) deixa de sê-lo.

Tauil ao trazer esclarecimento sobre diferenças entre isenção e imunidade faz significativamente abordagem sobre o tema, a saber:

A diferença entre isenção e imunidade é de que, na primeira havia uma regra jurídica geral a estabelecer a hipótese de incidência de um tributo, impedida de funcionar, excepcionalmente, em relação as normas de isenção concedidas, enquanto na segunda, aregra jurídica que estabelece a hipótese de incidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com