TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Monografias: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

1- INTRODUÇÃO................................................................................................3

2- Conceito do orçamento...................................................................................4

3- Orçamento geral.............................................................................................4

4- Orçamento flexível......................................................................................... 9

5- Pontos positivos de orçamento para gestão................................................ 10

6- As questões tributárias para o orçamento.................................................... 10

7- Isenção e imunidade tributária.......................................................................10

8- Balanço patrimonial........................................................................................12

9- Demonstração do resultado do exercício......................................................13

10- Demonstração do fluxo de caixa..................................................................13

11- A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos........................................................................................................14

CONCLUSÃO......................................................................................................15

REFERÊNCIAS...................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Como conceito, para definir Gestão, devemos orientar-nos em termos gerais, que nos dizem que gestão é a ação e o efeito de administrar ou dirigir um determinado negócio. Por tanto, através da uma gestão se desenvolverão uma diversidade de diligências que levarão ao cumprimento do objetivo traçado, de um negócio ou até mesmo de um simples desejo tão sumamente esperado.

2 - CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento fornece direção e instrução para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.

O orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte de determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operação para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.

O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004) é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera alcançar em suas atividades planejadas.

Ao planejarem o futuro, para Horngren, Datar e Foster (2004, p. 165)m “os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evita-los. Em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes põem direcionar suas energias na exploração de oportunidades”.

3 – ORÇAMENTO GERAL

O orçamento mestre de uma empresa é subdivido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhorar atendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustentação operacional da organização.

O orçamento financeiro, por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado de exercício.

As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.

Padoveze (2000, p. 391) afirma que “as demonstrações contábeis projetadas serão primeiramente em moeda corrente, e depois transformadas na moeda forte que a empresa se utiliza [...] para seu gerenciamento [...]”.

Welsch (1983, p.21) afirma que ”[...] o planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos planos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle de administração".

Orçamento operacional

O orçamento operacional foco desta seção, ele compreende todas as fases distintas da organização e tem como objetivo projetar os resultados futuros da organização.

Para Hansen e Mowen (2001, p. 247) “o processo orçamentário pode varias do processo relativamente informal executado por uma pequena empresa, para um procedimento detalhadamente elaborado, de diversos meses, empregado por grandes empresas”.

Padoveze (2000, p. 371) argumenta que no orçamento operacional “é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa”.

Orçamento de vendas

A primeira etapa para a elaboração do orçamento geral é com certeza o orçamento da quantidade de vendas. Qualquer empresa que não tenha determinado a quantidade de produtos que pretende vender no período planejado não consegue nem dar sequência no processe orçamentário. É considerado, portanto de grande importância à veracidade e acertabiliadde do orçamento proposto.

Para que a empresa possa se aproximar o máximo possível da quantidade que realmente irá comercializar, Lunkes (2007, p.42) aborda alguns fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com