TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçao

Seminário: Globalizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Seminário  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

GLOBALIZAÇÃO

Podemos dizer que a Globalização é um processo social e econômico que estabeleçe uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. As pessoas, governos e empresas trocam idéias realizam tranzações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito Aldeia Global esta relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distancias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rapida e eficiente. A globalização e decorrente de evoluções ocorridas, principalmente nos meios de transportes e comunicação. Antes uma viagem entre os dois continentes eram necessarias varias semanas, hoje é questão de horas. Um fato ocorrido na europa demorava meses para chegar ao conhecimento do resto do mundo, agora a notícia é divulgada em tempo real.

Muitos historiadores afirmam que a globalização teve inicio nos séculos XV e XVI, com as grandes navegações e descobertas maritmas, porem efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo, e surgiu para atender o capilalismo e os países desenvolvidos, que buscavem novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecer novos contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente, dai a utilização da internet e dos meios de comunicação via satélite. As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática ajudam a promover a globalização, ficando mais facil a difusão de informações entre as empresas e instutuições financeiras, ligando os mercados do mundo.

A globalização explora as relações comerciais e financeiras, as pessoas estão descobrindo na internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de diversos países, conhecendo assim aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta, a televisão e a rede mundial de computadores vai quebrando barreiras e ligando cada vez mais as pessoas espalhando ideias, informações e inovações.

O aumento no fluxo comercial mundial tem como fator a modernização do transporte, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais, importações e exportações, pois possuim uma elevada capacidade de carga, que tambem permite a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.

Outra característica importante é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em outros paises com o objetivo de reduzir custos, optam por países aonde a mão de obra e mais barata.

Para facilitar as relações econômicas, as instituiçoes financeiras criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial.

Muitos países se reuniram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relaçoes comerciais entre os membros, assim cada país ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais como exemplos a União Europeia e o Mercosul, fortalecendo um mercado cada vez mais competitivo.

A globalização tem suas vantagens e desvantagens, uma das vantagens e a entrada de produtos importados mais baratos e de boa qualidade, faz com que os produtos nacionais aumentem sua oferta reduzindo custos e aumentando a qualidade, com isso a inflação é combatida e o país é modernizado, este e um meio de multiplicar os recursos financeiros, que permite expandir o mercado de exportação de produtos. A rede de computadores que diminuem as distancias, permitindo com que as pessoas se comuniquem umas com as outras com mais facilidade, a televisão, os noticiários assim podemos saber o que acontece pelo mundo entre outras.

Mais também tem suas desvantagens como o aumento do desemprego, por causa da concorrência as empresas tem que reduzir custos, baixar preços, tiveram que aprender a produzir com rapidez e qualidade diminuindo o quadro de funcionários para isso incorporarão novas tecnologias e máquinas, ou seja, uma máquina faz o mesmo trabalho de vários funcionários. Também gerou a exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com