TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçãao

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

Globalização

É um manifesto social e ocorre em escala global, a globalização ocorre na política, na economia e mostra resultados em outras áreas variadas. No século XX foi definido como uma transformação, e é responsável hoje pela chamada aldeia global.

Algumas definições dizem que a globalização aproxima as pessoas através do mercado financeiro e mercadorias, tornando diferentes povos mais unidos e prósperos, mas indo mais a fundo no conceito, globalização não é foco apenas na área financeira, mas também cultural e social, unindo pessoas com culturas diferentes, ritmos diversificados, linguagens e modo de vida.

O fenômeno da globalização se deu com a revolução industrial, mas o seu descobrimento se deu antes disso. A busca por melhores condições de vida, juntamente com a necessidade de algo que suprisse o desemprego que a população enfrentava criou um meio de aceleramento no campo de atividade da revolução, tornando aberto o fenômeno para um crescimento desordenado.

O impacto que a globalização teve no mercado de trabalho em cada país, depende do grau de desenvolvimento do mesmo, pois leva-se em conta o desenvolvimento tecnológico, situação social e produto de rendimento que constava no momento.

Infelizmente, um dos resultados da globalização se deu no meio ambiente, pois o primeiro sinal do crescimento foi o aumento do consumo, sendo desnecessário ou não. E as alterações por exemplo, é o fruto do que foi plantado a bastante tempo, mudanças climáticas, ilhas de calor e falta ou excesso de chuva em épocas incomuns.

A globalização apresenta pontos positivos e negativos que são resultados de um processo que desenvolveu rapidamente. O lado positivo se refere ao fato de que equilibrou a economia nos lugares mais desequilibrados, diminuiu a inflação e colocou metas a serem seguidas através da competitividade constante. Pelo lado negativo, contribuiu com as maiores economias de forma que o maior cada vez cresce mais, com o acúmulo de riquezas das grandes potências mundiais.

Percebemos então, vantagens e desvantagens no processo global, ressaltando que medidas devem ser tomadas para que o meio ambiente não seja cada vez mais prejudicado com o crescimento, e nosso futuro seja garantido de forma promissora.

Com a expansão do mercado globalizado, foi criado um conceito denominado outsourcing, que se refere a terceirização, como por exemplo, uma empresa contrata outra empresa para que ambas se beneficiem.

Esse fator é benéfico para empresas que buscam maiores desempenhos no campo de rentabilidade, pois ele poderá calcular o custo ao qual está se relacionando e toda a burocracia será minimamente estudada antes da contratação da nova empresa, não sendo responsável por algum dano causado a equipe contratada ou a algum prejuízo não previsto.

Porém, deve-se levar em conta no outsourcing que o quadro de funcionário não será da empresa contratante, portanto o risco de problemas relacionados a incompatibilidade de atos, modo de treinamento, forma de trabalho, e variados fatores podem ser freqüentes nesse meio de terceirização, enquanto o custo pode ser maior do que o que apresenta inicialmente.

Outro fator que define claramente o outsourcing, é que a empresa contratada não será do país de origem, o que por sua vez trará choques de culturas e realidades sociais diferentes.

Exemplificando esse processo de globalização contínua, a Coca Cola tem início pelo farmacêutico John Styth enquanto se aventurava em busca de um tônico promissor que fosse capaz de se tornar futuramente o refrigerante mais vendido em todos os tempos. Em 1886, começa ser vendido na farmácia, mas sua venda em grande escala só se inicia anos mais tarde.

A globalização da coca cola se inicia mas não se resume a bebida tão conhecida nos dias de hoje. Atualmente a marca se tornou vendida tanto em roupas, calçados, chaveiros e diversos itens que claramente não havia sido incluso no pontapé inicial do produto. A globalização abre portas para que cresça e desenvolva e, variadas áreas de consumo para produtos que apresentam um projeto original abrangente.

Hoje, está presente em quase todos os países, e é vendido cerca de 1,7 bilhões de cocas todos os dias, unindo não apenas financeiramente, mas cultural e social países que possuem multinacionais Coca Cola instaladas no seu território.

A Empresa coca cola utiliza também empresa terceirizada, como a Mercedes Benz para a frota de caminhões que atualmente é responsável por transportar a mercadoria e aumentar a demanda de entrega. Ousourcing é freqüente em empresa como a Coca Cola pois são multinacionais e portanto fazem uso de Mao de obra do exterior ou mão de obra qualificada para determinado processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com