TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Trabalho Universitário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Internacionalização de Empresas

Prof.: Dr. Marcelo Machado

Grau B

A GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS

THEODORE LEVITT

Aluno: Éder da Rosa

São Leopoldo – Maio/2013

Pontos de Concordância

- As corporações direcionadas para produtos globalizados geram enormes economias de escala em produção, distribuição, marketing e administração. Quando traduzem tudo isso em preços mundiais equivalentemente reduzidos, devastam os concorrentes.

- Para ser verdadeiramente multinacional, uma empresa precisa ter presença operacional nos mercados de outras nações. Portanto, a corporação multinacional e a global não são a mesma coisa. A empresa multinacional opera em vários países e ajusta-se com cuidados e custos relativamente altos para condições especiais de determinado país. A corporação global opera como se o mundo inteiro fosse uma entidade idêntica, produzindo e vendendo as mesmas coisas, sempre da mesma maneira, a custos mais baixos.

- O preço é cada vez mais a base dominante da concorrência mundial. A maneira de se tornar o concorrente mais forte no que tange ao preço é incorporar qualidade e confiabilidade superiores na oferta de preço. Se você forçar os custos e os preços para baixo e empurrar para cima a qualidade e confiabilidade, os clientes preferirão suas ofertas mundialmente padronizadas.

- A verdade implacável de toda a produção moderna é que o produto mais padronizado custa menos do que o padronizado e que a produção em grande escala de produtos e componentes padronizados é mais barata.

- Quanto mais baixo o preço, maior a probabilidade de o mundo aceitar o modernismo padronizado em todos os seus principais setores e segmentos em lugar de insistir na produção sob medida.

- As empresas que correm o maior riscos são aquelas que produzem para os mercados domésticos relativamente pequenos, com produtos de alto valor adicionado, para os quais há pequenos mercados em todos os países.

- Quanto mais amplo o alcance global de uma empresa, tanto maior é o número de diferenças que tem probabilidade de encontrar quanto às preferências nacionais e regionais relativas a características de produto.

- A corporação global bem-sucedida não rejeita a produção sob medida para atender aos mercados que diferem em preferências por produtos. Mas ela aceita e se ajusta a essas diferenças com relutância tentando de várias maneiras contorná-las e mudá-las.

Pontos de Discordância

- As organizações direcionam-se cada vez mais para um ponto comum global, homogeneizando os mercados em todos os lugares.

- As antigas diferenças nos gostos e preferências nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com