TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Trabalho Universitário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

GOLBALIZAÇÃO CULTURAL

Giddens define globalização como “ a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distancia e vice-versa.

A qustao central é a seguinte:

As identidades nacionais estão sendo “homogeneizadas”?

Stuart Hall, em identidade cultural na pós modernidade, apresenta três posições contrarias ao sentimento de homogeneização cualtural.

Juntamente com a tendência da homogeneização global , acontece uma fascinação com a diferença e com a mercantilização da etnia e da “alteridade”(kevin Robin)

A globalização é desigualmente distribuída pelo mundo, entre regiões e estratos da população nas regiões – “geomeria do poder” da globalização ( dorren massey)

A globalização continua sendo um fenômeno essencialmente ocidental – afeta de forma desigual os diversos espaços geográficos do globo. (kevin Robin)

CONSEQUENCIS DA GOLBALIZAÇÃO CULTURAL

1-Juntamente com a globalização há um reforço das identidades locais.

2- a globalização é um processo desigual, com sua própria “geometria do poder”,

3- as identidades culturais estão sendo relativizadas, apesar de relerem aspectos da dominação global: migração, legal e ilegal, de enormes contingentesde pessoas, da periferia para os centros principalmente das antigas colônias para as potencias europeias.

Essa formação de “enclaves” étnicos minoritários no interior dos estados-nação do ocidente leve a uma “pluralização” de culturas nacionais e de identidades nacionais, tendo tendo como consequências o surgimento de manifestações de xenofobia em varias partes do mundo.

Percebe-se que a globalização não parece estar produzindo nem o triunfo do “global” nem a persistência em sua velha forma nacionalista, do “local”. Os deslocamentos ou os desvios da globalização mostram-se afinal, mais variados e mais contarditorio do que sugerem seus protagonista ou seus oponentes. Entretanto, isso também sugere que, embora alimentada, sob muitos aspectos, pelo ocidente, a globalização pode acabar sendo parte daquele lento e desigual, mas continuado, descentramento do ocidente.

A SOCIEDADE EM REDE

Outra característica marcante da sociedade contemporânea é a formação de redes sociais nas quais os processos de construção de identidades são cada vez mais múltiplos, segundo Manuel castells, em a era da informação, economia, sociedade e cultura, - o mundo contemporâneo globalizado constitui uam “sociedade em rede”,

Para ele, redes constiturm a nova morfologia social de nossa sociedade e a difusão da logica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura.

Tudo isso porque eles são estrturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós esde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação( por exemplo, valores ou objetos de desempenho,)

Nesse contexto, a rede é um instrumento apropriado para:

A economia capitalista voltada para a inovação, glonaçlização e concentração descentralizada.

O trabalho, trabalhadores e empresas voltadas para a flexibilidade e adpatatividade/

Uma cultura de esconstrução e reconstrução contínua.s

Uma politica destinada ao processamento instantâneo de novos valores e humores públicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com