TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Pesquisas Acadêmicas: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização como processo

A globalização pode ser realizada como um processo, uma condição ou como um tipo especifico de projeto politico. Sendo que a decorrência de um não elimina a possibilidade de ocorrência de outro.

A consideração aqui a ser feita é uma analise da globalização enquanto processo, com o objetivo de analisar o modo de como esta ocorreu e está ocorrendo. A globalização, essa a necessidade de expandir não é um fenômeno novo, vista que já vem se manifestando desde o inicio do capitalismo, com o objetivo de solucionar as crises, essa reorganização geográfica era um artifício usado em prol de facilitar a acumulação do capital. Então, partir de uma ideia que a globalização é algo exclusivamente novo é uma afirmação errônea, pelo fato de ter uma longa presença na história do capitalismo. Onde as relações capitalistas necessitavam de um constante processo de expansão já lhes incute uma tendência de expansão, e, portanto, um movimento globalizante, de forma que o processo de expansão marítimo-comercial dos XV e XVI não só constituíram-se como produto do Capital mercantil como também produto das novas tecnologias que se desenvolviam por sua razão e financiamento.

Compreender essa tendência à expansão é se deparar com o “materialismo histórico-geográfico”, onde o capitalismo tem além de uma história própria, mas também uma geografia própria diante da globalização e o desenvolvimento desigual. Desigualdade essa que funda a luta de classes e está diretamente ligada a peculiaridade dos lugares e regiões que regem o modo de se direcionar a estrutura da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com