TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafologia

Tese: Grafologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  Tese  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

A análise grafológica começa pela avaliação das sete constantes da escrita:

1. FORMA

As pessoas que não gostam da sua escrita referem-se ao aspeto estético, mas uma escrita regular não é necessariamente bom sinal. “Demonstra um temperamento calmo e estável mas também pode haver rigidez. Quanto mais certinha mais pobre é em termos de riquezas psicológicas, pode significar que a pessoa ficou presa a um modelo instituído.” Já a escrita irregular corresponde a pessoas que necessitam de liberdade de expressão e que se deixam afetar por impulsos interiores ou por impressões do exterior.

Uma escrita hieroglífica é indicadora de alguém que não está interessado em revelar-se. “Se pretendemos comunicar e a escrita é ilegível, isso é um paradoxo. Não nos preocupamos em saber se o outro irá perceber ou não. Claro que se for numa criança a significação será diferente. Faz parte da aprendizagem e indica apenas falta de mestria. Num médico, esta escrita revela a distância emocional necessária à profissão e também algum secretismo já que a prescrição visa ser descodificada apenas pelo farmacêutico.”

2. DIMENSÃO

Artistas e políticos têm características na escrita que tendem a aparecer continuamente. Geralmente são escritas grandes e com mais movimento de expansão, que dizem ‘aqui estou eu, olhem para mim’. Há uma procura de afirmação. Isto não acontecerá em professores de filosofia ou matemática, tendencialmente pessoas com escritas mais pequenas e com menos necessidade de afirmação. Os grandes pensadores têm escritas simples e humildes. Já nas personalidades excêntricas é comum haver desproporções e exageros.

3. DIREÇÃO

A inclinação para a direita denota uma viva sensibilidade afetiva e sensualidade. Geralmente pertence a pessoas apaixonadas. Já a inclinação à esquerda, se for muito acentuada, indica dificuldades psicológicas. No mínimo denuncia insatisfações. É comum nos jovens que ainda não conseguiram resolver problemas afetivos.

A inclinação também pode ser passiva, se a escrita é mole e pouco estruturada, o que indica alguém mais conformista. Mas a escrita inclinada e dinâmica demonstra firmeza e determinação.

4. PRESSÃO

A grossura e a firmeza do traço no papel exprimem o dinamismo da pessoa e uma certa força potencial ou energia nervosa. O traçado é nítido e decidido.

Pessoas mais frágeis fisicamente tendem a ter escritas leves e consequentemente mais finas. O traçado é mais brando, assim como o temperamento.

5. MOVIMENTO ou VELOCIDADE

É uma característica importante já que na vida a evolução é uma constante. Uma escrita estática, com pouco movimento, que é feita letra a letra, lentamente, não é natural e corresponde muitas vezes a personalidades problemáticas. A velocidade, pelo contrário, indica vivacidade.

6. ORDENAÇÃO

Mesmo numa folha pautada, há pessoas que escrevem por baixo da primeira linha, outras em cima, umas fazem parágrafos, outras blocos compactos de cima a baixo.

“Ocupar todo o espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com