TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafologia: você é o que você escreve

Artigo: Grafologia: você é o que você escreve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

Grafologia: você é o que você escreve

25/08/10

Por Mônica Vitória

Você sabia que é possível conhecer características básicas da personalidade de uma pessoa só com a análise da sua letra? Pois é, a grafologia explica! A palavra vem do grego: grafo significa escrita, e logos estudo. Os grafólogos (ou grafologistas), ao lerem uma assinatura ou um texto manuscrito, conseguem identificar aspectos psicológicos humanos e até detectar doenças neurológicas. O estudo também serve como ciência auxiliar nas áreas de orientação profissional, pedagogia e criminologia, por exemplo.

José Bosco é engenheiro de formação, mas resolveu seguir o caminho da psicanálise e da grafologia, tornando-se especialista no assunto. Segundo ele, personalidade, caráter, temperamento e problemas de saúde de um indivíduo podem ser percebidos na escrita. “Quem escreve não é a mão, mas sim o cérebro, que comanda o movimento muscular. Se existe algum distúrbio emocional, isso será refletido no trabalho cerebral, logo, no movimento do punho que escreve e, consequentemente, na forma da escrita”, explica o autor do livro Grafologia: a Ciência da Escrita.

A grafologia começou a ser estudada no século XVII, na Itália, por um médico chamado Camilo Baldi, que percebeu que o estado fisiológico de seus pacientes se refletia no formato de sua escrita. Antes, porém, uma forma similar de análise era feita em confessionários da Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid avaliava o modo como os fiéis escreviam e lhes dava conselhos a partir disso. José Bosco conta que, recentemente, um estudo da Associação Americana de Câncer apontou que é possível diagnosticar tumores em pessoas a partir da grafologia, já que, de acordo com a pesquisa, o paciente com câncer tem sua grafia modificada.

Hoje, a aplicação mais famosa da grafologia no nosso dia a dia é na área profissional, especialmente no departamento de Recursos Humanos das empresas, na hora de avaliar candidatos em processos seletivos. “No Brasil, é mais utilizada para a contratação de executivos em várias empresas, principalmente multinacionais”, confirma José Bosco, que destaca outros campos que se fundamentam na análise da escrita: “Existe a Grafoterapia, em que é possível mudar algum tipo de comportamento que incomoda através de exercícios de modificação da grafia; e a Grafopatologia, que pode diagnosticar tendências a diversas doenças antes mesmo de se manifestarem os sintomas”.

Confira abaixo o que significam algumas características da nossa escrita e identifique-se. Mas lembre-se: o ser humano é muito complexo, portanto, nenhum teste se certificará 100% de como é uma pessoa. A grafologia serve para dar uma ideia de como deve ser a personalidade de alguém.

Velocidade muito rápida - Iniciativa, precipitação, habilidade para improvisações.

Rápida - Agilidade mental, originalidade, habilidade.

Lenta - Cuidado, reserva, serenidade, reflexão.

Muito lenta - Lentidão no pensar, falta de iniciativa, desânimo, submissão.

Pressão forte ao escrever (você pode perceber isso no relevo que se forma do outro lado da folha) - Praticidade, instinto, precisa sempre estar em atividade física, impulsivo sexualmente.

Pressão normal - Firmeza de caráter e constância nos sentimentos.

Pressão leve - Sensibilidade, sofisticação, gostos aristocráticos.

Pressão desigual, que se altera - Ansiedade, inconstância, necessita viver sempre novas sensações, temperamental.

Letras pequenas – Timidez ou sentimento de inferioridade.

Letras grandes e expansivas – Vaidade, autoconfiança, orgulho.

Letras ligadas (ou “de mão dada”) – Raciocínio mais lógico e racional, estabilidade emocional.

Letras desligadas (geralmente cursiva ou de forma) - Intuição, observação de detalhes, dom artístico, valorização do que é belo.

Letras agrupadas (algumas ligadas e outras desligadas) - reflexão, forte poder de análise.

Inclinação para a direita - Extroversão.

Inclinação para a esquerda - Introversão.

Sem inclinação, reta, perpendicular - Autocontrole, firmeza de emoções, geralmente equilibrada.

Inclinação muito variável - Contradição, conflitos emocionais, indecisão, dupla personalidade.

Letras que formam pontas, angulosas - Impulsividade, agressividade.

Retoques excessivos na escrita - Tendência à mentira, vontade de se esconder ou perfeccionismo excessivo.

Letras individuais:

Lado esquerdo menor que o direito (para isso, analise especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com