TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Artigo: Guerra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Política Externa Americana

Após o final da 2ª guerra mundial, ficava evidente a bipolaridade existente entre os EUA e a URSS, Winston Churchill, estadista britânico, foi o primeiro a perceber o avanço do comunismo, iniciando fortes pressões para que o Ocidente encontrasse uma estratégia para deter o avanço soviético.

Em 12 de março de 1947 o presidente americano Harry S. Truman pronunciou um violento discurso assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista”. Surgia então a Doutrina Truman e iniciando oficialmente a Guerra Fria, que propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista, tinha o objetivo de conter o avanço socialista ao redor do mundo.

Em seguida, o secretário de estado George Catlett Marshall anunciou a disposição dos Estados Unidos de efetiva colaboração financeira para a recuperação da economia dos países europeus.

Nesse ano (1947) a Grécia e a Turquia passavam por uma guerra civil entre comunistas e monarquistas, o que constituiu a desculpa perfeita que Truman precisava para assumir de vez sua posição contra a URSS, o que fez no tal discurso de 1947. E, para consolidar de vez a polarização do mundo em “à favor” e “anti” comunistas Truman propôs a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países

. A partir daí os EUA passariam a intervir em qualquer guerra a fim de obedecer a Doutrina Truman e “auxiliar os países a derrotar os insurgentes comunistas”. Assim, de 1950 a 1961 os EUA intervêm na Guerra da Coréia, na Guerra do Vietnã, no Irã, Guatemala, apoiam a invasão de Cuba e criam a “Escola das Américas”, no Panamá, onde os militares eram incentivados a assumir o poder em seus países.

A Guerra Fria amplia-se a partir de 1949, quando os soviéticos explodem sua primeira bomba atômica e inauguram a corrida nuclear. Os EUA testam novas armas nucleares no Atol de Bikini, no Pacífico, e, em 1952, explode[***]m a primeira bomba de hidrogênio. A URSS lança a sua em 1955. As superpotências criam blocos militares reunindo seus aliados, coma a OTAN, que agrega os anticomunistas, e o Pacto de Varsóvia do bloco socialista.

Plano Marshall

O Plano Marshall constituiu num aprofundamento da Doutrina Truman. O chamado Plano de Recuperação Europeia constituía numa ajuda econômica dada pelos Estados Unidos aos países europeus que tiveram suas economias afetadas pela 2ª Guerra Mundial, foi proposto por George Catlett Marshall.

O Plano Marshall foi adotado foi adotado com o intuito de aumentar a influência dos EUA sobre os países europeus e frear a expansão do comunismo pela Europa, que com a economia em frangalhos poderia pender para o comunismo e alianças com URSS. Outra razão para o programa era o fato de a Europa ser o maior mercado consumidor dos EUA, se o mercado consumidor europeu ficasse comprometido poderia levar os EUA a uma depressão econômica.

Em junho de 1947, Marshall anunciou que se a Europa esboçava um programa de reconstrução em longo prazo, os EUA estariam dispostos a fornecer os recursos para tanto. O Reino Unido e a França convocaram os demais países europeus, incluindo os soviéticos, em Paris. Quando os delegados soviéticos perceberam que os EUA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com