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Hermeneutica

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Por:   •  23/3/2015  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  575 Visualizações

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. É uma doutrina filosófica que tem um histórico de seguidores desde a Antiguidade. Suas principais características são:

I. Preconiza uma vida com a moderação das paixões.

II. É uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser.

III. Prega a ética e a virtude pela virtude - fazer o bem porque isso é bom e resulta em coisas melhores.

IV. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.

A Filosofia acima descrita é corretamente conhecida como:

a) Racionalismo.

b) Antropologia.

c) Metafísica.

d) Estoicismo.

2. Em Aristóteles há uma relação direta entre Ética e Felicidade (eudaimonia), ou seja, quanto mais ético, mais realizado é o ser humano, visto que ser ético está relacionado a transformar em ato aquilo que se encontra em potência no humano, a saber, sua racionalidade. Sobre a Ética de Aristóteles, assinale a resposta CORRETA.

A) A felicidade se obtém pelo cultivo de hábitos que possam fazer com que o ser humano encontre seu fim último na realização dos prazeres.

B) A ética das virtudes aristotélica, como é baseada na intimidade, independe da vida na polis e da política.

C) A prática das virtudes depende do agir racional, que se baseia em uma atitude de mediania entre dois excessos. Pela repetição de ações virtuosas o homem se torna virtuoso e se realiza como ser humano.

D) Para a prática de bons hábitos é necessário educar as crianças de modo a fazê-las compreender que sua verdadeira natureza está em sua racionalidade, por isso elas devem buscar afastar-se do corpo para buscar a elevação da alma.

E) O cultivo de prazeres e honrarias não é visto como algo problemático para Aristóteles, o problema é apenas quando esses bens se transformam em finalidade última para o ser humano e se sobrepõem à busca pela riqueza.

3. Tomando como base a epistemologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

a) A epistemologia começa com Platão que pensa os limites do conhecimento sem recorrer à discussão sobre a natureza do ser e dos objetos da ciência.

b) A epistemologia é uma teoria do conhecimento científico e empírico, diferenciando-se desses últimos por não recorrer à experiência.

c) A epistemologia naturalizada atenua os limites entre epistemologia e ciência, propondo uma aproximação entre psicologia e epistemologia.

d) A filosofia cartesiana configura-se como uma epistemologia que rejeita a intervenção da experiência no que diz respeito à constituição do conhecimento.

4. A doutrina aristotélica da justiça indica aquele que seria o "preceito básico do direito justo, pois só por meio dele a justiça se revelaria em sua atualidade plena". Este preceito, que também pode ser definido como "uma feliz retificação do justo estritamente legal" ou ainda "o justo na concretude", é denominado

a) dignidade.

b) vontade.

c) equidade.

d) piedade.

e) liberdade.

5. A concepção de justiça que mais se aproxima de um dos objetivos, positivado, das Defensorias Públicas no Brasil é:

a) Justiça enquanto tranquilidade.

b) Justiça enquanto cumprimento da lei.

c) Justiça que manda dar aos iguais coisas iguais e aos desiguais coisas desiguais.

d) Justiça como realização da liberdade.

e) Justiça enquanto vida feliz do homem, que só é atingida na paz individual ou social.

6. (OAB-2013) Boa parte da doutrina jusfilosófica contemporânea associa a ideia de Direito ao conceito de razão prática ou sabedoria prática

.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de razão prática

.

A) Uma forma de conhecimento científico (episteme) capaz de distinguir entre o verdadeiro e o falso.

B) Uma técnica (techne) capaz de produzir resultados universalmente corretos e desejados.

C) A manifestação de uma opinião (doxa) qualificada ou ponto de vista específico de um agente diante de um tema específico.

D) A capacidade de bem deliberar (phronesis) a respeito de bens ou questões humanas

7. (OAB- 2013) Considere a seguinte afirmação de Aristóteles:

“Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que ação justa é intermediária entre o agir injustamente e o ser vítima da injustiça; pois um deles é ter demais e o outro é ter demasiado pouco.”

(Aristóteles. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 329.)

De efeito, é correto concluir que para Aristóteles a justiça deve sempre ser entendida como

A) produto da legalidade, pois o homem probo é o homem justo.

B) espécie de meio termo.

C) relação de igualdade aritmética.

D) ação natural imutável.

8. Immanuel Kant dedicou sua Crítica da razão pura à questão do conhecimento. De acordo com o que escreve o filósofo alemão na abertura da parte sobre a "razão em geral" desta obra, todo o nosso conhecimento começa:

A) na razão, vai daí

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