TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hino Nacional

Trabalho Universitário: Hino Nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

O Hino Nacional Brasileiro verso a verso

Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas,

de um povo heróico, o brado retumbante.

As margens plácidas do (Rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.

Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do Rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a Independência do Brasil.

Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer contraste com a placidez das margens.

Poderíamos parafrasear (escrever de outra forma) esse verso assim: As margens calmas do Rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I) que representava todo o povo brasileiro.

E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,

brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Fúlgido significa brilhante. Mas não dava pra dizer: “em raios brilhantes, brilhou”, porque ficaria repetitivo e pobre. O grito de “Independência ou Morte” transformava uma nação colonial, dependente de Portugal, em um novo país, autônomo e livre. Duque Estrada compara a liberdade com um sol brilhante que ilumina o céu, a Pátria, antes obscurecida pelo colonialismo.

Se o penhor dessa igualdade,

conseguimos conquistar com braço forte,

em teu seio, ó Liberdade,

desafia, o nosso peito, a própria morte!

Penhor equivale a garantia, segurança. É comum a gente penhorar algo de valor (em troca de dinheiro) e receber um papel que garanta a recuperação do objeto penhorado. O Brasil passou a ser independente e, portanto, conquistou o penhor da igualdade, ou seja, daquele momento em diante, Portugal e Brasil eram nações iguais, sem que uma fosse superior à outra. E a frase continua, dizendo: o nosso peito desafia a própria morte. Simplificando: agora que o povo brasileiro conquistou seu passe para a liberdade, por sua força e coragem, inspirado nessa nova liberdade, não hesitará em enfrentar a própria morte (isto é, se tiver de lutar e morrer, o povo não sentirá medo nem irá recuar).

A frase pode ser reescrita assim: pela nossa coragem, conquistamos uma igualdade de condição com quem antes era nosso colonizador e, para manter essa situação de liberdade, estamos prontos a sacrificar a própria vida.

Ó pátria amada,

idolatrada,

salve! Salve!

Idolatrar é transformar algo ou alguém em ídolo, como se costuma fazer com artistas de modo geral.

Salve equivale a uma saudação. Originalmente se dizia: Deus te salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido

de amor e de esperança à terra desce,

se em teu formoso céu, risonho e límpido,

a imagem do Cruzeiro resplandece.

Vívido é intenso, ardente, vivo. Formoso é belo. Límpido significa transparente, claro. Resplandecer equivale a brilhar ou luzir intensamente.

Aqui, o poeta compara o Brasil a um sonho intenso, porque ainda tem muito a realizar.

Sabe-se que o Cruzeiro do Sul é uma constelação que aparece no céu do Brasil. Ela tem forma de cruz, que nos lembra Jesus Cristo e as práticas cristãs. Portanto, vamos refazer os versos para entender o sentido: O Brasil é como um sonho intenso e, já que em nosso límpido céu a cruz de Cristo resplandece, dessa cruz desce um raio brilhante que ilumina o Brasil. Ou seja, o Brasil está sob o amparo e a proteção de Cristo.

Gigante pela própria natureza,

és belo, és forte, impávido colosso,

e o teu futuro espelha essa grandeza.

Se você olhar o mapa mundial, vai notar que o Brasil é o quinto maior país do mundo (depois da Rússia, do Canadá, dos Estados Unidos e da China).

Note que, às vezes, os poetas têm o costume de falar diretamente com as coisas, como se elas fossem pessoas, ou seja, personificando-as: és belo, és forte...

Impávido significa sem medo, destemido, corajoso. Colosso é uma pessoa ou um objeto de tamanho muito grande. Vamos reescrever a frase: Tu (Brasil) és belo, forte e, graças ao tamanho imenso que a natureza te deu, não tens medo de nada. Além disso, a tua grandeza de hoje vai se revelar no futuro.

Terra adorada, entre outras mil,

és tu, Brasil, ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo, és mãe gentil,

Pátria amada, Brasil!

Brasil, tu és nossa terra adorada, e te escolhemos entre outras mil terras; tu és nossa Pátria amada, mãe gentil (carinhosa, generosa) dos filhos deste solo (nós, brasileiros).

Deitado eternamente em berço esplêndido,

ao som do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com