TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Serviço Social No ES

Trabalho Escolar: História Do Serviço Social No ES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da leitura do livro de Celi Regina Jardim Pinto, intitulado "Uma história do feminismo no Brasil", podemos visualizar inúmeras conquistas para igualdade entre os sexos, dentre elas, cito duas daquelas que foram apresentadas no palco do século XX: a garantia do direito de votos às mulheres brasileiras e a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e trabalho feminino para mesma função.

A garantia do direito de votos às mulheres acontece a partir da promulgação do Decreto presidencial Nº 21.076 de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Na década de 1930, então, é marcada por esse avanço no campo político, onde as mulheres conquistam legalmente o direito ao voto, com o Código Eleitoral. Apesar da importância simbólica dessa conquista, à época, foram determinadas restrições para o exercício desse direito. Foi só com a Constituição de 1946 que o direito pleno ao voto foi concedido. Temos nesse período da década de 1930 a eleição da primeira deputada brasileira, o que representou o ingresso da mulher na cena política, o começo do rompimento da divisão de lugares da “rua e da casa”.

Nessa mesma década, tivemos outra conquista importante que contribuiu para assegurar o princípio de igualdade entre os sexos, que foi a regulamentação do trabalho feminino e a equiparação salarial entre os gêneros, a partir da Assembléia Constituinte.

Essas duas conquistas permitiram naquela época polemizar as estruturas da sociedade brasileira, provocando uma grande discussão sobre os seus rumos, onde começa a se perceber a visível e crescente participação da mulher na sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com