TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da origem da democracia

Pesquisas Acadêmicas: Histórico da origem da democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Democracia

1. Origem histórica e antítese com outros modelos gregos.

As primeiras repúblicas são de vinte e cinco séculos atrás, onde eram gregas e romanas. Nesse período se destaca o Estado ateniense que foram as primeiras manifestações de um governo democrático. As primeiras pessoas que iniciaram o pensamento de democracia foram os filósofos antigos e medievais que influenciaram até hoje, onde percebemos que as ideias de democracia evoluíram de maneira bastante abrangente.

Segundo Sahid Maluf (2008, pág.289):

Os primeiros teóricos da democracia, nos tempos clássicos entre os gregos, Heráclito, Heródoto, Demócrito, Licurgo, Sólon, Sócrates, Platão, Aristóteles e Políbio; e, entre os romanos, Lucrécio, Calústio, Cícero, Sêneca e Tácito.

Nos primeiros Estados em que a democracia começou a se tornar evidente era feita de maneira direta, onde o governo era realizado pelo próprio povo, que era exercido por meios de assembleias gerais que era feita de forma periódica nas praças públicas, temos como exemplos dessa democracia direta os Estados helênicos e romanos. Esse modo era possível devido ao restringimento da área, em linhas gerais só acontecia por causa dos limites que a comunidade urbana tinha, esse sistema acontecia devido ao Estado-Cidade.

No mundo moderno, a democracia surgiu de forma indireta ou representativa, que é uma democracia de conquistas inegáveis no campo da liberdade e da propriedade individual que são figuras que realçam o pensamento liberal individual. No mundo moderno, a democracia e representação política, onde se tornam idéias que quando se pensa em democracia e entende – se o sistema representativo de governo. Esse sistema ficou fiel ao principio da soberania popular.

Embora a idéia de Democracia ser originaria na Grécia Antiga, nem todos podiam se encaixar nos termos daquela sociedade, pois ainda existiam discriminações pelo fato de mulheres, crianças e estrangeiros não serem influentes nas mudanças politicas daquela época, além disso podemos observar que essa sociedade ainda escravista, o que torna um pouco mais distante a chegada do modelo de sociedade justa para refletir o que é desejado na Democracia.

Os modelos antigos de leis que existiram na história podem citar um que é conhecido como as XII Tabuas, que foi uma forma de instituir os limites daquela sociedade durante esse período. Embora tivesse sido um modelo muito rústico ele se tornou um modo de fazer com que a sociedade respeitasse certas diretrizes para viver em harmonia, e atentando para certos pontos essas Leis já se tornavam um grande esbouço de ramos dos direitos que são dos tempos atuais como o direito civil e penal.

Para a chegada de um Estado Democrático foi um longo e sofrido caminho para chegar aos termos da sociedade atual. Porem ainda hoje devemos observar que em alguns lugares o poder continua concentrado na mão de determinadas pessoas, onde ainda populações não tem escolhas. Temos como exemplo a monarquia que foi uma forma de governo onde o líder de um povo fica até á morte e seu poder é passado de maneira hereditária.

Vários filósofos como Aristóteles eram contra á forma de poder Monárquico, pois ele dizia que era uma forma de tirania, e com toda a razão percebemos que essa critica esta de forma correta já que esse sistema de governo não visava o bem coletivo e sim favorecer o interesse de um individuo especifico.

Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar. (http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monarquia.htm).

A monarquia ainda continua existindo como no Reino Unido e Noruega, observamos que mesmo após as revoluções que aconteceram esses sistemas continuaram existindo, mas não são tão fortes como antigamente eles continuam existindo como uma forma decorativa e por causa de sua tradição.

Ainda devemos observar que mesmo após a queda desse tipo de governo surgiu outro que é aristocracia. A Aristocracia era um modo de manter certo grupo no poder para tomar decisões que era para favorecer eles. Esse modelo ainda concentrava grandes privilégios principalmente para as tomadas de decisões na política.

Aristocracia pode ser definido como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações européias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza. Os aristocratas possuíam privilégios em relação às outras classes sociais. Eram detentores de grandes propriedades rurais e tinham uma grande influência na condução da vida política de seus países. (http://www.suapesquisa.com/o_que_e/aristocracia.htm)

A Aristocracia além de ter grande influencia nas decisões politicas, eles não se misturavam com outras classes sociais, isso já mostra uma grande discriminação em relação ao restante da sociedade, já que eles observavam o restante da classe social um material para obter lucros e que podiam ser facilmente manipulados.

Esses modelos de poder foram e são de grande utilidade para analisarmos os modos de como a nossa sociedade evoluiu e assim chegarmos aos segundo tópico de nosso trabalho que fala á respeito de um Estado Democrático de Direito, pois essa evolução continua sendo de grande auxilio para entendermos os problemas que ainda são pertinentes a certos pontos de nossa sociedade.

Por fim devemos chegar à conclusão que para conceituar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com