TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo (1418-1527)

Pesquisas Acadêmicas: Humanismo (1418-1527). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 6

Humanismo (1418-1527)

Humanismo, no sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Inicio do humanismo:

A nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo, em 1418, pelo rei D. Duarte.

Termino:

1527 quando Sá de Miranda retorna da Itália e começa a introduzir em Portugal a nova estética Clássica

Contexto histórico:

O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado.Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes.Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como consequência o regime feudal de servidão desapareceu.Foram criadas novas leis e o poder parou nas mãos daqueles que, apesar de não serem nobres, eram ricos.O “status” econômico passou a ser muito valorizado, muito mais do que o título de nobreza.As Grandes Navegações trouxeram ao homem confiança de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir várias coisas. A religião começou a decair (mas não desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus.

O que foi?

O Humanismocorresponde a uma escola literária que teve preponderância nos séculos XIV e XV. Na literatura, destaca-se a poesia palaciana (que surge dentro dos palácios), escrita por nobres que retratavam os usos e costumes da corte. Alguns escritores italianos que mais impacto causaram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron). Humanismo é considerado como uma fase de transição onde se discutia sobre o Teocentrismo e o Antropocentrismo ou seja, a fé contra a razão. O texto com mais destaque desse período foi a prosa, devido ao trabalho dos cronistas. Além disso, o humanismo causou o surgimento do teatro popular em Portugal através de Gil Vicente.

Curiosidade:

Humanismo é o nome dado a um movimento cultural iniciado no século 14, na Itália. Ele se caracteriza pelo estudo de textos gregos e latinos, transformados em modelos e fontes de inspiração.

O Humanismo português (desenvolvido ao longo do século 15 e em parte do 16) produziu manifestação literária de vários gêneros: prosa, poesia e teatro.

CARACTERÍSTICAS:

1. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus, mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino.

2. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus, mas como sua própria criação.

3. Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era, percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada.

O Humanismo é dividido em três estilos: Crônica histórica, poesia palaciana e teatro popular.

CRÔNICA HISTÓRICA:

Fernão Lopes é o nome mais importante desse estilo, pois ele retratou em suas crônicas a importância dos fatores econômicos e do povo na história. Em 3 obras ele retrata a vida de reis portugueses sendo elas: Crônica del-Rei D. Pedro I (influenciou o livro Os Lusíadas), Cônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I.

POESIA PALACIANA:

Esse estilo é muito focado para os nobres, nele são retratados costumes da Corte. Neste período começou a separação entre poesia e música. Garcia de Resende reuniu as poesias de seu tempo em um livro chamado Cancioneiro Geral, em 1516. Os temas das poesias doCancioneiro são os mais variados: religiosos, satíricos, dramáticos, didáticos e líricos, dentre outros. Entre suas principais características estão:

- separação entre música e texto – a poesia destina-se à leitura. Assim, a própria linguagem é responsável pelo ritmo e expressividade. O termo trovador aos poucos assume um caráter pejorativo e começa a surgir a figura do poeta;

- utilização dos redondilhos – versos compostos por cinco (redondilhos menores) ou sete sílabas poéticas (redondilhos maiores);

- temática variada – com composições religiosas, satíricas, didáticas, heróicas e líricas. O lirismo amoroso trovadoresco, a partir da influência de Petrarca (um dos precursores do Humanismo italiano), assume uma nova conotação, a mulher idealizada, inatingível, carnaliza-se e a sensualidade reprimida nas cantigas de amor passa a ser frequente.

TEATRO POPULAR:

Teve inicio com Gil Vicente e buscava fazer sátiras sobre a vida das diversas classes sociais.Antes da produção gilvicentina é praticamente impossível falar-se em teatro. A manifestação teatral da Idade Média limitou-se à encenações de caráter litúrgico, presas aos ritos da religião católica. As encenações religiosas apresentadas no interior das igrejas dividiam-seem:

- mistério – representação da vida de Jesus Cristo

- milagre – representação da vida de santos

- moralidade – representações curtas com finalidade didática ou moralizante.

As encenações que ocorriam fora dos templos religiosos recebiam o nome de profanas e apresentavam um caráter mais popular e não estavam relacionadas aos cultos católicos. Dividiam-se em:

- arremedilho ou arremedo – imitação cômica de acontecimentos ou pessoas;

- pantomima alegórica – espécie de palhaçada circense da atualidade, na qual atores mascarados imitavam as pessoas.

- farsa – encenação satírica com um humor primário, situações absurdas e ridículas;

- sotie – (sotie vem do francês sot e significa tolo) semelhante à farsa, mas com um parvo,tolo no papel principal;

- momo – encenação carnavalesca com uma temática variada. As pessoas utilizavam máscaras e imitavam pessoas e animais;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com