TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDH - INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Monografias: IDH - INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.250 Palavras (13 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 13

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

“O propósito básico do desenvolvimento é ampliar as escolhas das pessoas, criando um ambiente capacitante para que elas gozem uma vida longa, saudável e criativa. Por isso, o avanço de uma população não pode ser medido apenas pela sua dimensão econômica, mas também por suas características sociais, culturais e políticas". Partindo deste princípio os economistas Mahbub ul Haq, do Paquistão, e Amartya Sen, indiano ganhador do Premio Nobel de Economia de 1998, criaram, em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trata-se de um indicador que oferece um contraponto ao Produto Interno Bruto per capita, indicador que presume haver um elo entre o crescimento econômico nacional e a expansão das opções humanas de um indivíduo. O PIB per capita leva em conta apenas o desenvolvimento econômico de um país.

Para chegar ao IDH, os dois economistas elaboraram uma fórmula que leva em conta três elementos de igual importância:

• renda (o PIB per capita corrigido pelo poder de compra de dólar de cada país)

• longevidade (expectativa de vida ao nascer)

• educação (índice de analfabetismo e taxa de matrícula em todos os níveis de ensino)

Cada um desses elementos é composto de fatores que colaboram com o índice de cada um. Entra na cota da longevidade, por exemplo, a segurança humana, composta, entre outros fatores, das estatísticas sobre crimes, fome e ameaças à segurança provocadas pelo desemprego repentino. Na cota de educação, entram o nível de conhecimento e a eficiência dos recursos disponíveis para a população (leia o texto da página sobre a metodologia do IDH). O resultado desse levantamento - o Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) - é publicado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os Objetivos do Milênio é um conjunto de oito metas de desenvolvimento que os 192 países-membros da ONU se comprometeram a cumprir até 2015. Elas são:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

2. Atingir o ensino básico universal

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma fórmula que leva em conta diversos fatores para medir o desenvolvimento de um país ou mesmo de um município. Uma das bases do índice é o Produto Interno Bruto per capita (por pessoa). Essa medida, no entanto, é insuficiente, já que pegar o volume de dinheiro que um país gera e simplesmente dividir pelo número de pessoas não informa como essa riqueza é distribuída. É só lembrar dos países árabes produtores de petróleos cujo PIB pode ser enorme, mas quem fica com o maior bolo é uma exígua parte da população. Assim, no IDH, o PIB per capita é recalculado através de um outro índice: oPPP – Purchasing Power Parity, ou, em português, PPC – Paridade do Poder de Compra. Nesse caso, é preciso levar em conta o câmbio de cada moeda nacional. Seu cálculo é feito através de uma base logarítmica. E o resultado é apresentado apenas em dólar.

Esses valores monetários, no entanto, são insuficientes. Por isso, o IDH, além do PPC, é calculado a partir de outras dois principais indicadores. São, portanto, três as principais variáveis:

• Longevidade – que mede a expectativa de vida e nascimento da população de uma determinada região

• Acesso à educação – que mede nível de alfabetização de adultos e número de pessoas com acesso aos três níveis educacionais

• Qualidade de vida – que leva em conta o PPC.

Como é possível imaginar, esses três itens têm diversas variáveis. Por exemplo, no item longevidade, há variáveis como:

• Esperança de vida ao nascer

• Mortalidade até um ano de vida

• Mortalidade até cinco anos de vida

• Probabilidade de sobrevivência até 40 anos

• Probabilidade de sobrevivência até 60 anos

• Taxa de fecundidade total

• Percentagem de enfermeiros residentes com curso superior

• Números de médicos residentes por mil habitantes

E assim, cada um dos itens é subdividido em outros subitens.

O IDH é uma unidade que varia de 0 a 1. Mas para que essa centena de variáveis acabe nessa ordem de grandeza, é necessário fixar mínimos e máximos de cada um e fazer uma série de cálculos. Vamos a alguns exemplos de índices mínimo e máximo.

• Expectativa de vida ao nascer – de 25 a 85 anos

• Nível de alfabetização de adultos – de 0% a 100%

• Proporção de matrículas – de 0% a 100%

• PPC – de US$ 100 a US$ 40.000

A classificação geral das nações é o resultado da somatória das estatísticas avaliadas pelo PNUD, apenas uma parte do relatório de desenvolvimento humano. Além do “ranking” propriamente dito, o relatório faz uma análise crítica dos desafios enfrentados pela sociedade para promover e garantir o desenvolvimento humano.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos(desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos(desenvolvimento humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com