TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO ECONÔMICO DAS MANIFESTAS NO BRASIL NO ANO 2013

Projeto de pesquisa: IMPACTO ECONÔMICO DAS MANIFESTAS NO BRASIL NO ANO 2013. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – BACHARELADO OU LICENCIATURA

IMPACTO ECONÓMICO DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL NO ANO DE 2013

Aluno: JOSIANE AIRES DA SILVA

Projeto apresentada como pré-requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Final de Curso 1, da Faculdade de Ciências Sociais.

Orientador: MANUEL FERREIRA LIMA FILHO

Goiânia

2013

SUMARIA

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 3

2. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA........................................................ 4

3. JUSTIFICATIVA DO TEMA.................................................................... 5

4. OBJETIVO GERAL................................................................................... 6

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................. 7

6. METODOLOGIA....................................................................................... 8

7. CRONOGRAMA........................................................................................ 9

8. REFERÊNCIAS BILIOGRAFICAS......................................................... 10

INTRODUÇÃO

As ações públicas das pessoas que se juntaram para reivindicarem seus direitos nas ruas do Brasil, onde ocorreu grandes confusões, pessoas feridas e um grande prejuízo, tanto para o Estado como para empresas privadas. Manifestações que começou primeiramente com a luta do não aumento das passagens de ônibus e foi se expandindo para luta em devesas contra a corrupção por parte dos políticos, a melhorias na saúde e uma educação com mais recursos e qualidade no país, brasileiros se juntaram na luta pela ordem e progresso do país.

Não foi por acaso que essas manifestações foram tomando tanta força e se alastrando pelas cidades grandes e pequenas, trazendo cada vez mais um impacto na mídia e na sociedade. A falta de estrutura em nossa educação, saúde e transporte público, fez com que as pessoas tivessem esse descontentamento com os nossos governantes e como eles estão tratando o dinheiro publico. A indignação da sociedade fez com que se unisse e fosse para a rua lutar pelos seus direitos, como uma forma de demonstrar para o mundo que os brasileiros não estão contentes com a administração do país.

Podemos com isso refletir um pouco sobre como esse processo pode atingir a sociedade e quais seriam os impactos econômicos dessas manifestações no Brasil, como uma ação que mobilizou tantos brasileiros pode transformar a cultura e a economia do país, um movimento onde podemos falar que vai entra pra historia do Brasil com suas conquistas e perdas, tanto cultural como econômicas.

Um país que estar sendo analisado por todo mundo devido à copa do mundo, onde tem que manter a imagem de que todos que virem para a copa de 2014 serão muito bem recebidos pelos brasileiros.

Através dessas ações sociais, tentarei analisar o impacto dessas manifestações com a ajuda teológica, falando sobre civilização e economia.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Um país onde um dia estava “tudo bem” e no outro uma grande reviravolta, que afetou todo o Brasil. Ai vem a grande questão: por que dessas manifestações? O que os brasileiros estão tão descontente para mobilizar uma ação tão grande? Pois bem, essas perguntas tem apenas uma resposta: os governantes não estão agradando a sociedade como um todo, a falta de compromisso, a grande corrupção por parte do Estado, como esses se uniram contra o povo brasileiro e se beneficia do poder político do país, para seus próprio proveito.

Podemos identifica algumas perdas e conquista nessas manifestações, uma grande perda foi dos proprietários de algum comércio próximo dessas ações sociais, e do Estado, devido ao aumento de gastos em hospitais e prédios danificados por parte das manifestações. Uma conquista foi a mobilização da sociedade contra os governantes e estes deixa a promessa de melhoria no país.

As perdas matérias das manifestações não foi só por conta de prédios e gastos extras, mais foi na economia global do pais, empresas que adiaram o seus planos de investimento no país devido as ações dos brasileiros, com isso a uma grande perda econômica ao fim do ano.

Como podemos usar a economia e a cultura para achar uma explicação para essas manifestações. A economia teve uma influencia positiva ou negativa nessas manifestações, será que essas ações populares tiveram influencia cultural?

Os governantes tiveram bastantes exigências por parte dos manifestantes, temos que avaliar que muitas são dessas exigências só terar um efeito a longo proso e outras a curto, temos como exemplo a passagem que foi mantida, curto proso, e a educação com uma melhoria, que só será vista em longo prazo.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

Não podemos negar q as manifestações no Brasil em 2013 teve alguns impactos. E através desses impactos podemos analisar muitas coisas e fatores que passa despercebido pela grande maioria da sociedade como e o casa da economia. Às vezes por não entender muito ou ate mesmo por falta de interesse deixamos de perceber o quanto a economia pode explicar e analisar e ate mesmo ajudar esses fatos na sociedade, ainda mais em um país tão capitalista.

Não podemos ignorar que o impacto da economia nas manifestações do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com