TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS EM COOPERATIVAS A Importância Para Tomada De Decisão

Artigos Científicos: INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS EM COOPERATIVAS A Importância Para Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  4.697 Palavras (19 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS - FACE

JOSÉ FIDELIS DA SILVEIRA

INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS EM COOPERATIVAS

A importância para tomada de decisão

Belo Horizonte

2013

JOSÉ FIDELIS DA SILVEIRA

INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS EM COOPERATIVAS

A importância para tomada de decisão

Artigo Científico apresentado à UNIVER-SIDADE FUMEC como requisito parcial para obtenção do certificado de Especia-lista em Finanças Corporativas e Contro-ladoria

Orientador: Prof. Dr. Vinícius de Castro Scottá dos Passos

Belo Horizonte

2013

RESUMO

Na atualidade manter-se competitivo no mercado tem sido algo complicado, tendo em vista o alto nível das empresas, e pensando nisso o processo de tomada de de-cisão é algo inerente dentro de qualquer organização, uma vez que o Conselho de Administração/Diretoria devem esta atentos a qualquer mudanças, e quanto maior o número de ferramentas para auxilia-los nos processos melhor para a organização. Uma ferramenta importante para auxiliar e orientar o Conselho de Administração são os indicadores econômicos financeiros, no sentido de quantificar as informações disponibilizadas pela contabilidade. É importante que estes indicadores sirvam de base para uma tomada de decisão, tendo em vista que eles mostram como a organização vem se comportando de forma a gerar subsídios para futuras projeções. Um formato organizacional onde estes indicadores se tornam essenciais são as Cooperativas, uma vez que toda decisão impacta diretamente seu quadro social. Entretanto na analise de indicadores econômicos financeiros em Cooperativas é importante que a contabilidade e o Conselho de Administração considerem as peculiaridades existentes dentro da organização, uma vez que não se trata de uma empresa de capital e sim em uma organização de pessoas.

Palavras-chave: Cooperativas. Contabilidade. Indicadores. Tomada de decisão.

ABSTRACT

Nowadays remain competitive in the market has been something complicated, in view of the high-level business and thinking about the process of decision- splitting is inherent within any organization , since the Board of Directors this should alert to any changes , and the bigger the number of tools to assist them in better processes for the organization . An important tool to help and guide the Board of Directors are the financial and economic indicators , in the to quantify the information provided by accounting . It is important that these indicators as a base for a decision , making in view of show how the organization has been behaving in order to generate support for future projections . An organizational form in which these indicators become Co-operatives are essential , since every decision directly impacts their membership. However in the analysis of financial and economic indicators in Cooperative is important that the accounts and the Board consider the peculiarities existing within the organization , since it is not a venture capital but in an organization of people .

Keywords: Cooperatives. Accounting. Indicators. Decision making.

1. Introdução

Na vida de qualquer organização, o processo de tomada de decisão é rotina. algumas medidas podem ser introduzidas sem aprofundamento maior dos detalhe que a envolvem, entretanto outras decisões, em virtude dos riscos associados e de sua relevância em termos patrimoniais, necessitam de análises mais complexas dos fatores que estão envolvidos.

As decisões tomadas pela administração são de fundamental importância pa-ra o futuro de qualquer tipo de empresa, seja ela uma sociedade de pessoas ou de capital, com fins lucrativos ou não. Neste contexto, o papel da contabilidade no pro-cesso administrativo é oferecer subsídios na tomada de decisão. Os procedimentos contábeis oferecem as informações necessárias para que a administração da orga-nização analise com propriedade a real situação da instituição e os impactos das a-ções derivadas de suas escolhas

Um dos pontos primordiais dentro de uma administração eficiente, diz respeito a informação. Uma informação de qualidade e em tempo hábil para a devida e correta tomada de decisão, para isso é importante consideramos dois ambientes, o externo e o interno à organização. Neste sentido as atividades e as informações do setor contábil, referentes às demonstrações contábeis, são de extrema importância.

Em relação a economia de forma geral, a contabilidade também exerce um papel fundamental, uma vez que presta informações para todos os tipos de agentes, são eles: o governo em seus diversos níveis; para os investidores, que tem a inten-ção de investir recursos em determinados empreendimentos; para as instituições fi-nanceiras, quando as organizações necessitam de empréstimos ou financiamentos; dentre outros públicos.

Para uma boa gestão devemos sempre está com uma boa administração, neste sentido destacamos planejamento e o controle, ambos ligados e interdepen-dentes com as funções que a contabilidade tem que desempenhar dentro da orga-nização, uma vez que é com base nas informações fornecidas pelos relatórios contábeis que o Conselho de Administração, ou até mesmo o diretor realiza o plane-jamento das ações, projeta cenários futuros, avalia a viabilidade do negócio ao longo do tempo, decide pela realização ou não de novos investimentos.

As sociedades cooperativas possuem características únicas e até mesmo pe-culiares, diferenciando-as das demais organizações em vários aspectos, até mesmo legislação específica elas possuem, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com