TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentalidade No Serviço Social

Exames: Instrumentalidade No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Por que segundo Guerra (2007) a instrumentalidade não é apenas algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional do assistente social?

Yolanda Guerra (2007) afirma que “a instrumentalidade no exercício profissional refere-se” “a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico”, e para atingir esses objetivos se faz necessário o uso de instrumentos. Já estes instrumentos referem-se aos mecanismos necessários próprios à execução das finalidades da profissão. Esta distinção feita por Guerra explica o que a instrumentalidade trata-se da essência da profissão sua composição objetiva e subjetiva na implementação e intervenção na Questão Social. Por isso a instrumentalidade não se resume nos recursos operativos (instrumentos) da profissão.

2 – O que significa dizer que a instrumentalidade é uma condição concreta de reconhecimento social da profissão?

Ao menos dois fenômenos possibilitam esta afirmação, são eles, segundo Guerra (2007), a “propriedade sócio-histórica” e o “atendimento das demandas”. A capacidade que intervém no meio social como um todo, nas questões objetivas e subjetivas, nas relações interpessoais, assim, concretiza objetivos e modifica as relações social dentro do contexto que as demandas sociais estabelecem em cada momento histórico. Assim a instrumentalidade finda a profissão e suas atribuições sociais, possibilita ao profissional a intervenção necessária para modificar e transformar a realidade.

3 – Por que todo ato de trabalho requer instrumentalidade?

Guerra (2007) afirma que “todo trabalho social” possui instrumentalidade, quando o trabalho está diretamente relacionado com o processo de atendimento às necessidades materiais e espirituais dos homens (por isso trabalho social). Nesta condição o trabalho transforma a realidade e “reproduz material e socialmente a sociedade e com isso possibilita que “na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de Instrumentalidade”

4 – Por que podemos dizer que as políticas sociais contribuem para a produção e reprodução da força de trabalho sendo funcionais à reprodução ampliada do capital?

Podemos assim dizer, por que o Estado quando fragmenta a questão social em políticas sociais tem o intuito de atender direta e imediatamente as mazelas que afetam a sociedade capitalistas. Com isso pretende conter oposições ao regime social, prover a manutenção objetiva e subjetiva das forças de trabalhos e reproduzir a ordem conceitual do capitalismo. Para tal surge a atuação de um profissional executivos das ações de repostas no cotidiano das políticas sociais. Segundo Guerra (2007) “nesse sentido que as políticas sociais contribuem para a produção e reprodução material e ideológica da força de trabalho (melhor dizendo, da subjetividade do trabalhador como força de trabalho) e para a reprodução ampliada do capital.”

5 – Segundo Guerra (2007), a instrumentalidade advém da necessidade da profissão responder às necessidades das classes sociais (burguesia e proletariado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com