TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto de revisão: instrumentalidade no trabalho de um assistente social

Relatório de pesquisa: Texto de revisão: instrumentalidade no trabalho de um assistente social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Texto: Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social

Autora – Yolanda Guerra

Desde os tempos primórdios o homem busca a satisfação pessoal dos seus desejos e necessidades, e para consegui-lo ele planeja suas ações e decide qual a melhor forma de alcançar seu objetivo,dessa forma o homem planeja,constrói e é capaz de modificar e modernizar as suas ferramentas de trabalho e sendo assim é o único ser pensante, capaz de fazer uma analise crítica dos seus anseios e apropriar-se da natureza a fim de melhorar sua própria vida e isso faz parte do processo de trabalho que está relacionado da produção de bens materiais úteis que são capazes de satisfazer algumas necessidades pessoais dos seres humanos.

O Serviço Social é uma profissão nova e em construção, que está sendo pautada no acordo com suas solicitações apresentadas pela sociedade dentro do seu campo de atuação. É preciso estar qualificado para conseguir o trabalho com qualidade, em respeito ao cidadão usuários das políticas sociais e pelo fortalecimento da profissão

No texto “A Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social” , Guerra afirma que a instrumentalidade dos profissionais da área e do Serviço Social pode ser pensada como uma condição sócio-histórica da profissão nos níveis da instrumentalidade do Serviço Social em face do projeto burguês; da instrumentalidade das respostas profissionais; e da instrumentalidade como uma mediação.

Em relação à instrumentalidade em face do projetoburguês, a autora aponta que, diante do caráter reformista e integrador das políticas sociais, esta refere-se à capacidade que a profissão tem de ser convertida em meio de manutenção da ordem dentro de uma estratégia histórica de controle, via políticas sociais operacionalizadas por assistentes sociais.

Quanto à instrumentalidade das respostas profissionais, aspecto que permite à profissão responder às demandas antagônicas advindas do capital e do trabalho.

No que diz respeito ao entendimento da instrumentalidade como mediação, Guerra destaca que

“espaço do singular, do cotidiano, do imediato, também o é que ela, ao ser considerada como uma particularidade da profissão, dada por condições objetivas e subjetivas, e como tal sócio-históricas, pode ser concebida como campo de mediação e instância de passagem. Diferente disso seria tomar a instrumentalidade Se é verdade que a Instrumentalidade insere-se no apenas como singularidade, e como tal, um fim em si mesma, de modo que estaríamos desconhecendo suas possibilidades como particularidade. (Guerra, 2007, p.11)”

Assim, para Guerra, estamos diante de respostas focalizadas, manipulatórias, fragmentadas, imediatistas, individuais, tratadas nas suas superficialidades, percebe-se mudanças na base de organização do modo de produção capitalista assim como a reestruturação produtiva são evidências da tentativa de superação de suas crises estruturais. Percebe-se, ainda, que, dadas as condições colocadas, são inegáveis osrebatimentos no desenho da política pública de assistência social e na intervenção profissional do assistente social.

O Conceito de Instrumentalidade é a interseção entre a execução de uma ação e o resultado final desta ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com