TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio Contabil

Dissertações: Laboratorio Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  1.708 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Daiane Valeria Vieira Araújo

Fabio Junior Barrozo Silvino

Isaias Borges

Kellen Monique De Miranda G. Sales

Marcia Pessoa de Freitas

Patrícia Bezerra Paiva

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL

BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2013.

Daiane Valeria Vieira Araújo RA 3333548459

Fabio Junior Barrozo Silvino RA 2307331624

Isaias Borges RA 7368568787

Kellen Monique De Miranda Gomes Sales RA 2321378495

Marcia Pessoa de Freitas RA 3306508344

Patrícia Bezerra Paiva RA 2612480874

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Hugo David Santana

Edinei Paulo de Almeida

Eionyr Morais Barbosa

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina laboratório de gestão contábil.

BRASÍLIA /DF 2013

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2. RELATORIO DE ABERTURA DA EMPRESA 5

2.1 No caso do Distrito Federal, 6

3 CONSIDERAÇOES FINAIS 7

4. REFERÊNCIA BIOGRÁFICA 8

1 INTRODUÇÃO

Laboratório contábil é uma ferramenta de capacitação dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Que visa aliar a teoria à prática, possibilitando assim; a simulação do dia-a-dia das empresas e suas respectivas rotinas de acordo com as atividades desenvolvidas.

A aplicação das disciplinas, como laboratório contábil. Proporciona ao aluno a possibilidade de aplicar na prática estudos de caso, colocando-o em contato com a realidade do mercado, com a diversidade dos empreendimentos, com os detalhes do cadastro de uma empresa e de um funcionário, por exemplo, ou seja, estudar a realidade de forma prática e objetiva.

2. RELATORIO DE ABERTURA DA EMPRESA

Estabelecer critérios antes da abertura de uma empresa, pesquisar o local, tipo de atividade, qual regime de tributação menos oneroso, e materiais a serem utilizados são fundamentais para quem pretende iniciar um novo negócio. Causa menos aborrecimento e evita gastos desnecessários caso seja necessário alguma alteração por conta de um descuido, como por exemplo, alugar um barracão e somente depois descobrir que no local alugado não se encaixa na lei de zoneamento do município para a atividade que escolheu desenvolver.

Com o resultado das pesquisas em mãos, é hora de dar início ao registro da empresa. Primeiro é necessário registrar a empresa na junta comercial, para isso deve-se ter em mãos o contrato social da empresa e os documentos pessoais de cada sócio. No início de uma empresa o contrato social é importantíssimo, nele deve conter claramente alguns itens como:

• Interesse das partes;

• Objetivo da empresa;

• Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

Observação: Para ser válido, o contrato deve apresentar a chancela de um advogado, e não somente de um contador, exceto para empresas que possuam no contrato cláusula de micro empresa, baseado no estatuto de micro empresa. Na junta comercial se obtém o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Se o empresário for o único dono, ele poderá fazer o registro de sua empresa diretamente em um cartório de registro de pessoas jurídicas, ou então, na junta comercial. Com o NIRE cadastrado já é possível obter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), e DECA (Declaração Cadastral). O CNPJ é obtido exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal. A DECA deve ser feita junto à Secretaria da Receita Estadual. E em geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com