TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lederança De Equipe

Trabalho Escolar: Lederança De Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade

1) Formule, a seguir, um texto de 15 linhas, justificando o porquê da liderança e da formação de equipes serem diferenciais competitivos no mercado atualmente.

Há varias décadas vem-se estudando e debatendo o assunto liderança e sua importância para obtenção de vantagens competitiva. Como já é de conhecimento de todos nós, mesmo que em um sentido metafórico, desde a fecundação já existem evidencias de liderança. Ilustrações a parte vamos nos concentrar no que seria a Liderança propriamente dita e porque ela é tão importante para as organizações.

Liderar é uma Habilidade que sempre foi necessária e bem vista em qualquer meio onde seja necessário. Em minha opinião o conceito de liderança é bem parecido com um dos vários conceitos de Administrar, como por exemplo, “Obter resultados através de Pessoas”. Para ser um Líder, dentre todos os requisitos é imperativo que se consiga levar um segundo indivíduo ou grupo a realizar de forma espontânea aquilo que se pretende que ele realize.

Na atual conjuntura, com o mundo globalizado cada vez mais as empresas precisam potencializar seus recursos para obter vantagens e continuar na luta por uma fatia do mercado. Para que existam líderes é necessário que existam liderados, isso significa dizer que existirão pessoas dispostas a fazer o que for necessário para atender aos objetivos traçados pelo Líder. Essa habilidade de Liderar vem sendo mais do que nunca alvo de grande apreciação das empresas.

Atualmente a concorrência anda muito nivelada em alguns seguimentos, nesse cenário obter grandes vantagens é algo bastante raro. O que leva uma empresa a destacar-se mais ou menos é a qualidade individual de seus líderes e a qualidade coletiva de suas equipes. Por esse motivo as empresas estão investindo cada vez mais no seu capital intelectual, potencializando o ser humano e favorecendo o surgimento de novas lideranças.

2) Descreva, a seguir, quais iniciativas você, como líder, tomaria para desenvolver o senso de equipe em um grupo em conflito.

Partindo do princípio que eu já conheço o perfil de cada membro do grupo, eu tomaria a seguinte postura:

Procuraria entender a origem do problema que levou ao conflito, estudando todas as variáveis.

Procurar ouvir atentamente ambas as partes envolvidas no conflito

Procuraria esclarecer a origem do conflito

Procuraria buscar no grupo opiniões sobre procedimentos para resolver as diferenças

Procuraria Esclarecer que as diferenças individuais ou coletivas fazem parte do processo de amadurecimento da equipe e as torna mais fortes, e que diferenças de opiniões profissionais não podem ser levadas para o lado pessoal.

Procuraria solucionar o problema que levou ao conflito

Procuraria pregar e manter o bom relacionamento entre os membros da equipe

Procuraria estabelecer regras e objetivos a serem alcançados para toda a equipe

3) Estudo de caso: imagine que você foi chamado para desenvolver uma equipe em uma empresa hipotética. Algumas características:

a) as 20 pessoas trabalham juntas há mais de um ano;

b) entre as 20 pessoas estão todos os líderes: o do crédito e cobrança, o da produção, o comercial...;

c) as pessoas falam ao mesmo tempo;

d) existem conflitos de situações anteriores, prazos não foram cumpridos, boletos emitidos equivocadamente, a expedição realizou algumas entregas erradas;

e) o telefone está tocando durante a reunião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com