TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livros Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Livros Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE GERALMENTE ACEITOS:

O objetivo precípuo do uso dos princípios fundamentais de contabilidade é garantir a comparação e integridade das demonstrações contábeis e por isso são homologados por órgãos internacionais de contabilidade. No Brasil, são regidos e fiscalizados pela CVM (Comissão de valores mobiliários), responsável pela fiscalização do mercado de capitais, o conselho federal de contabilidade, IBRACON (instituto brasileiro de contadores). Neste aspecto, podemos avaliar que a importância dos princípios de contabilidade se dá pela garantia que a empresa e a administração utilizaram critérios uniformes em relação às demais empresas brasileiras e a nível mundial. Existem 7 princípios, a saber:

• Princípio da entidade: Entende-se que o seu foco está na autonomia patrimonial, e também afirma que o patrimônio é objeto da contabilidade. Por este princípio, afirma que a entidade possui autonomia patrimonial, e que os seus bens não se confundem com os dos sócios. Neste princípio, observa-se que o patrimônio é objeto da contabilidade.

• Princípio da continuidade: Por este princípio, considera que a empresa utiliza o seu patrimônio para atingir as suas metas. A empresa é vista como um organismo vivo, onde se espera que as suas atividades sejam por tempo indeterminado. Qualquer causa contrária poderá causar a sua descontinuidade.

• Princípio com base do valor original: Determina que os bens ou direitos pertencentes a uma empresa devem ser registrados pelo preço pago em moeda corrente, da mesma forma os produtos fabricados, determinados pelo custo de fabricação. Está relacionado ao custo histórico.

• Princípio da atualização monetária: Está relacionado com o conceito de moeda corrente constante, atualizando em um determinado momento os valores constantes para moeda válida na data do fechamento do balanço, devido alterações em função da inflação, no intuito de evitar perdas financeiras e recuperação do valor aquisitivo da moeda.

• Princípio da competência: As receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento em que ocorrerem o fato gerador, ou seja, independente do seu recebimento ou seu pagamento.

• Princípio da oportunidade: Os fatos ocorridos na empresa, que alteram o seu patrimônio deverão ser reconhecidos no momento em que ocorrerem. Neste aspecto, observa-se a tempestividade do registro, onde as variações devem ser registradas no momento em que tal fato ocorreu mesmo na hipótese de alguma dúvida ou incerteza.

• Princípio da prudência: Por este princípio, subentende que quando existir dúvida entre dois valores para o registro adota o menor valor para os bens e direitos e receitas, e maior valor para as obrigações e despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com