TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logaritimos

Tese: Logaritimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Objetivos do capítulo

O uso das técnicas da matemática financeira, na prática, tornou-se mais fácil e simples após o lançamento de recursos como a calculadora HP12C e a planilha eletrônica Excel. Operações algébricas tornaram-se extremamente simples me¬diante o uso das duas ferramentas.

Este capítulo possui o objetivo de apresentar e ilustrar o uso da calculadora HP12C e da planilha eletrônica Excel.

2.2 A calculadora HP12C

Um dos recursos mais empregados na análise de operações financeiras con¬siste na já tradicional calculadora HP12C, representada na Figura 2.1.

Obtenha mais informações e mais conhecimentos visitando o site do livro (<www.MinhasAulas.com.br>) ou da Editora Atlas (<www.EditoraAdas.com.br>).

Figura 2.1 Representação da calculadora financeira HP12C.

Presença constante nas mesas e nos bolsos de profissionais da área financei¬ra há mais de 20 anos, a HP12C foi lançada em 1981, dentro da clássica série de calculadoras 10C, composta pelas máquinas HP 10C, 11C, 12C, 15C e 16C, todas lançadas entre os anos de 1981 e 1985, Consiste na calculadora mais vendida em toda a história. Sua robustez e simplicidade de uso garantiram a longevidade.

Mesmo em dias atuais, com inúmeros outros recursos disponíveis, como no-tebooks ou computadores de bolso, a antiga HP12C ainda desempenha papel importante. Executa quase todas as principais operações financeiras, de forma razoavelmente simples e com grande durabilidade e resistência. Operações não tradicionais ou mais complexas não são analisadas em calculadoras financeiras, mas com o auxílio de planilhas eletrônicas como o Excel.

Alguns dos principais recursos da calculadora estão destacados nas páginas seguintes.

Comandos Iniciais

Ligar e desligar: o mais básico comando da calculadora consiste em ligá-la e desligá-la. Para isso, basta pressionar a tecla [ON].

[ON] - Liga a calculadora (se ela estiver desligada).

[ON] - Desliga a calculadora (se ela estiver ligada).

Para saber se a calculadora está funcionando normalmente, existem alguns procedimentos de teste que podem ser efetuados, como:

Teste automático: com a calculadora desligada, pressione e mantenha pres¬sionada a tecla [x] (ou [+]) e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [x] (ou [+]). Um autoteste será realizado. Se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente, dentro de aproxima¬damente 25 segundos (durante os quais no visor será exibida a palavra running piscando), todos os indicadores do visor serão exibidos (com exceção do *: indi-cador de bateria fraca). Se aparecer a expressão "Error 9" ou não aparecer nada, a calculadora está com problemas.

Teste semi-automático: com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionada a tecla [-*■] e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [-H]. Para verificar todas as teclas da Hp nesta opção de teste é necessário pressionar TODAS as teclas da máquina, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ou seja, é necessário pressionar todas as teclas, da tecla [N] até a tecla [-=-], depois da tecla [yx] até a tecla [x], da tecla [R/S]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com