TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE MCKINSEY

Artigo: MATRIZ DE MCKINSEY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 4

MATRIZ DE MCKINSEY

A McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo apresentar explicações sobre a matriz de McKinsey e seus pontos fortes dentro das empresas.

Palavra-chave: Matriz de McKinsey.

INTRODUÇÃO

Um portfólio empresarial ótimo é aquele que se adéqua perfeitamente às forças da empresa e que ajuda a explorar os setores e os mercados mais atrativos. Uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN) pode ser a totalidade de uma média empresa, ou uma divisão de uma empresa grande, que formula a sua própria estratégia ao nível empresarial e tem objetivos separados da empresa-mãe.

1. O que é “A matriz de Mckinsey”.

A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

2. Os objetivos da análise do portfólio de negócios são:

a. Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos;

b. Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio;

c. Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.

Outra ferramenta muito conhecida de análise de portfolio é a Matriz BCG (Boston Consulting Group). A Matriz GE é uma forma posterior e mais avançada da Matriz BCG. A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos:

a. A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado. Compare também com o modelo das Cinco forças de Porter.

b. A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A força competitiva também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado.

c. A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2. Isto também resulta em maior sofisticação do modelo

3. Exemplo de matriz:

Matriz Mckinsey - Atratividade do Mercado x Posicionamento da Unidade de Negócio

A McKinsey & Company desenvolveu seu modelo de administração de carteira como parte do seu envolvimento com a General Electric na implantação do sistema de planejamento, em 1.970. A GE sentia-se desconfortável em utilizar um modelo com apenas duas variáveis (crescimento do mercado e market share) proposto pelo BCG. Esse desconforto era, em parte, devida a possibilidade dos administradores tomarem decisões relevantes apenas baseando-se em dois números. Dessa forma surgiu o modelo atratividade do mercado x posicionamento da unidade de negócio.

A principal diferença para o modelo BCG é que o modelo da McKinsey sugere vários fatores que devem ser analisados antes de se julgar a atratividade do mercado e o posicionamento do negócio. Os fatores normalmente utilizados foram divididos em dois grupos:

Atratividade da Indústria: tamanho, diversificação e crescimento do mercado, estrutura competitiva, sensibilidade à inflação, competição internacional, tecnologia, ambiente legal, e relações trabalhistas

Pontos Fortes do Negócio: tamanho, crescimento, market share, posição competitiva na produção, tecnologia, liderança de mercado, rentabilidade de imagem.

A segunda etapa da utilização desse modelo é definir a estratégia do negócio de acordo com a combinação da atratividade do mercado e o posicionamento do negócio. Essas estratégias estão representadas na figura a seguir:

As unidades mais bem posicionadas em indústrias atrativas recebem investimentos, posicionamento mais fracos em indústrias não tão atrativas definem desinvestimento em negócios e negócios ao longo da diagonal são administradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com