TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBER: CONSIDERADO UM DOS GRANDES FUNDADORES DA SOCIOLOGIA

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

MAX WEBER

Considerado um dos grandes fundadores da Sociologia, Karl Emil Maximilian Weber nasceu em Erfurt em 1864, sendo ele um jurista, economista e intelectual alemão. Além de ter uma grande influência nos estudos sociais modernos, contribuiu bastante para as áreas de Administração, Direito, Filosofia, Ciência Política e Economia. Depois de começar a sua carreira na Universidade de Berlim, Weber participou de forma ampla na política de seu país, chegando a ser o negociador representante no Tratado de Versalhes.

Em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, ele afirma que a religião foi um dos principais vínculos para os caminhos de desenvolvimento mundial. Esse livro retrata o pensamento protestante sobre o trabalho a fim de conseguir seus objetivos, pensamento este que contraria a religião católica no que se refere a obter um lugar no paraíso.

Ele dizia que a verdadeira função da Sociologia era compreender e interpretar as ações sociais, que eram seu objeto de estudo, diferentemente de Émile Durkheim que tentava compreender os fatos sociais. Durkheim dizia que os indivíduos estavam sujeitos à coercitividade pelas regras impostas a eles pela maioria, regras estas que eram exteriores ao pensamento individual. Mas para Weber, o conjunto das ações sociais individuais que formavam as regras e normas de uma sociedade, desde que essas ações tenham sido tomadas tendo estabelecido contato com os demais integrantes do grupo.

Weber dividiu as ações sociais, distinguindo-as em quatro tipos: A ação racional com relação a fins, sendo essa totalmente racional ligada à busca de determinados meios para a realização de objetivos; Ação racional com relação a valores, na qual o indivíduo não a realiza buscando um fim, mas sim buscando a valores políticos, éticos, estéticos ou religiosos; A ação social afetiva, que diferente das outras é feita a partir de sentimentos diversos; E a ação social tradicional, que é feita orientando-se em costumes já enraizados.

Ele criou um instrumento para fazer a análise sociológica, denominado “Tipo Ideal”, que de forma analítica baseia-se em conceitos, ajudando bastante na compreensão dos grupos sociais.

A respeito da dominação, acerca de poder, Weber definiu três tipos legítimos em seus estudos: A dominação legal, onde o poder domina utilizando-se de uma burocracia formal, como leis sancionadas que podem ser alteradas e hierarquias institucionais que devem ser obedecidas pelo grupo social em questão, tornando esta dominação estável pois o poder para as autoridades estará sempre assegurado pelas leis vigentes; A dominação tradicional, a exemplo o patriarcalismo, onde há um senhor e os demais são súditos ou servidores deste, sendo uma dominação estável por estar ligada à tradição; E a dominação carismática, da qual fala sobre a devoção dos indivíduos sobre personalidades reconhecidas como exemplos para a sociedade, tornando-se instável pois nunca se sabe até onde tal devoção irá continuar.

Escreveu outras importantes obras durante sua carreira, das quais algumas delas foram publicadas após seu falecimento, tais como: “História Geral da Economia (1924)”, “A Política como Vocação (1919)”, “Estudos Sobre a Sociologia e a Religião (1921)”, entre outras. Morreu em Munique, em seu país de vivência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com