TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO SOCIAIS

Por:   •  20/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

NOME- SELMA HORTENCIA MACHADO RA: 4321810368

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD: JÔSI GREFFE

PROFESSOR PRESENCIAL: RICARDO K. FIGUEREDO

CIDADE TABOÃO DA SERRA/ SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 1

REDES DE MOBILIZAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORANEO .....................3 MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE.........................................................6 DEMOCRACIA E O PAPEL DOS MEDIADORES NOS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS .............................................................................................

MOVIMENTO FEMINISTA ........................................................................................

HISTORICOS DE LUTAS E CONQUISTAS.............................................................

MAPEAMENTOS DOS PRINCIPAIS ATORES SOCIAIS RESPONSÁVEIS PELAS AÇOES COLETIVAS, E AS DUIFERENÇAS ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E AÇÕES OU REDES DE MOBILIZAÇÕES CIVIS................................

CENÁRIOS DOS MVIMENTOS SÓCIOS NA ATUALIDADE BRASILEIRA E SEUS EIXOS TEMÁTICOS E SUBTEMAS................................................................

O PAPEL DAS ONGs DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS NA CONTEMPORANEIDADE.....................................................................................

CONSIDERÇÕES FINAIS.............................................................................................

BIBLIOGRAFIA..............................................................................................................

INTRODUÇÃO

Embasado em estudos do caderno de atividade e PLt, apresentamos este Trabalho que vem objetivando abordar a temática fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social, potencializando sua formação por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil.

E em entendimento da matéria, tivemos a oportunidade de nos aprofundar os estudos relacionado aos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil, conhecendo mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais.

Esse tema fala sobre a conjuntura nacional e o cenário político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam; bem com as possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais na atualidade, também será apresentado à construção da democracia e o papel dos mediadores nos novos movimentos sociais; movimento Feminista Identificado como instituição social na prática coletiva.

No terceiro e ultimo capitulo o mapeamento dos principais atores sociais responsáveis pelas ações coletivas, e as diferenças entre movimentos sociais e ações ou redes de mobilização civis, faremos uma apresentação sintética e seletivas do papel das ONGs dentro do contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade.

Redes de Mobilização no Brasil Contemporâneo segundo Gohn, os movimentos sociais podem ser explicados como: ”As ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil”. (GOHN, 2002: p 251).

REDES DE MOBILIZAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORANEO

Em Movimentos Sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo, Gohn, a mesma deixa claro, como o mapeamento das principais ações coletivas, organizadas em movimentos, redes de mobilização ou associações civis da atualidade. Atentando-se que o mapeamento foca nos assuntos temáticos e seus eixos de manifestação como problema social, um breve perfil desses problemas, onde se localizam as demandas e lutas, quais são os sujeitos sociopolíticos e culturais que estão envolvidos, em que territórios estão situados, que ações protagonizam como são tematizadas suas ações, como constroem as redes por onde circulam e etc.

Não obstante a esse assunto, são discutidas as categorias analíticas mais debatidas na atualidade - rede e mobilização social - com seus vários paradigmas teóricos, sem, contudo, considerá-las substitutas da categoria movimentos sociais.

As classes dos movimentos sociais os mesmos foram substituídos, nas abordagens de vários analistas, por esse movimento onde fora criada a sigla M. S., voltada para a ação coletiva que busca resolver problemas sociais, diretamente, via a mobilização e engajamento de pessoas.

Gohn nos apresenta uma "foto" recente do universo social das ações coletivas condensadas em movimentos sociais e em redes de mobilizações, e que recupera a conjuntura social através das categorias analíticas que se destacam no debate da sociologia dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina.

Não obstante, sabemos que o desdobramento está assentado a partir das experiências históricas recentes dos movimentos sociais (campesino-indígenas, étnicos, insurgentes): eles não são, segundo as palavras da autora, "apenas reativos", mobilizados tão somente por necessidades, mas igualmente exercem uma "reflexão sobre sua própria existência", incorporando, em medidas crescentes, um campo de temáticas amplas que perpassa a totalidade das instâncias reguladores da vida social. (Scielo, Cad CRH Vol 24)

Falando sobre as práticas coletivas atuais, a autora diz que: Seriam expressões concretas de ressignificação do ideário iluminista, ancorado nos pilares da igualdade, fraternidade e liberdade:

A mesma diz que: liberdade e igualdade são atribuir um novo sentido junto à tematização da justiça social; a fraternidade se retraduz em solidariedade; e a liberdade associa-se ao princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com