TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS: Os Movimentos Sociais No Brasil

Trabalho Universitário: MOVIMENTOS SOCIAIS: Os Movimentos Sociais No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera – Uniderp - Centro de Educação a Distância

Polo Juazeiro do Norte

Serviço Social 7º Semestre

Disciplina – Movimentos Sociais

Maria Cláudia Ferreira Silva RA 324344

MOVIMENTOS SOCIAIS: Os movimentos sociais no Brasil

Tutora- Maria Edilene Xavier

Juazeiro do Norte, Maio de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEGUNDO MARIA GOHN..........................5

3. O SERVIÇO SOCIAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS................................6

4. A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A DEMOCRACIA....................................................................................................7

5. O PAPEL DAS ONGS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS..................................8

6. CONCLUSÃO.......................................................................................................9

7. REFERÊNCIAS.................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo através de dados bibliográficos, fazer uma reflexão sobre os movimentos sociais no Brasil, bem como discutir a respeito o cenário histórico e político a qual os movimentos sociais estão inseridos segundo as idéias de Maria Glória Gohn.

Compreender que a Democracia é uma forma de governo no qual o poder e a responsabilidade patriótica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

Identificar o papel e a importante que os movimentos e as lutas de classe têm para com a construção da democracia, onde a principal função dessa democracia é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião da proteção legal igual e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

Tomaremos também como embasamento o texto “Movimentos sociais e democracia participativa de Márcio Renan HAMEL”, bem como fazermos reflexões sobre músicas e tirinhas que fazem alusão aos movimentos sociais.

2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEGUNDO MARIA GOHN

Para compreendermos melhor os movimentos sociais no Brasil, fizemos uma leitura da primeira parte do livro da Socióloga Maria da Glória Gohn, onde ela propõe um mapeamento das principais ações coletivas, organizadas em movimentos e redes de mobilização.

Esse mapeamento foi feito pela autora de acordo com as áreas e a temática em que aparecem, colocando seu eixo de pesquisa nas manifestações, apontado os meios e os ambientes onde eles acontecem, observando os objetivos a serem alcançados.

Em uma entrevista cedida à revista IHU, Maria Gohn mostra uma importante diferença entre os movimentos sociais nos primórdios e os da atualidade:

Os movimentos sociais do século XXI são distintos dos das décadas de 70 e 80. Nos anos de ascensão, “lutavam para ter ‘direito a ter direitos’, eles não eram voltados apenas para si próprios, olhavam para o outro”.

A autora esclarece que ao contrário dos movimentos e lutas de classe no passado, os da atualidade são puramente de interesse político, visando não o bem coletivo, mas um bem pessoal, tornando por vezes as lutas e movimentos sem objetivos e sem êxito.

Podemos perceber isso nas manifestações ocorridas nos últimos meses. Pessoas saem nas avenidas buscando melhorias de trabalho, salário ou melhores condições de vida, mas um pequeno grupo de indivíduos que se dizem participantes dos movimentos faz uma verdadeira arruaça nas ruas.

Segundo Maria Gohn, esses acontecimentos são consequências de uma conjuntura social e política muito contraditória. De um lado, significa reconhecimento social, especialmente de identidades culturais reivindicadas pelos movimentos; de outro, passou a haver um maior controle social - de cima para baixo, pois as identidades têm sido formatadas em “políticas de identidades”, e não em processos de assegurar “identidades políticas” construídas pelos próprios sujeitos participantes. A mudança na ordem dos termos muda o sentido da ação social. As políticas públicas passaram a ser eixo estruturante das ações coletivas organizadas sob um leque de temáticas com formas variadas.

Podemos identificar esses elementos contraditórios citados por Maria Gohn, na música Preso à Liberdade do grupo Subsolo, onde a composição nos mostra que vivemos em um país democrático, mas que os direitos dos cidadãos não estão sendo respeitados e, que o Brasil parece está voltando aos primórdios, onde as pessoas não tinham voz nem vez mesmo parecendo que temos a livre expressão. E o pior de tudo isso é que as pessoas se deixam enganar pelos governantes com programas e discursos usados na mídia para vendar os olhos da população, onde eles fingem que investem para um país melhor e agente finge que acredita.

3. O SERVIÇO SOCIAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Antes de chegar aqui no Brasil os movimentos sociais já aconteciam na América Latina nos anos 70 e 80 coexistiram com ditaduras autoritárias que buscavam neutralizar a ameaça comunista que afligiam o mundo após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil o movimento tem como base a ação de trabalhadores ligados ao movimento operário e ao novo Sindicalismo Urbano, como também a participação da Igreja Católica com suas pastorais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com