TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas sociais e educacionais como resultado de ações ilegais

Tese: Medidas sociais e educacionais como resultado de ações ilegais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Tese  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí – Tijucas - SC

Professor: Adilor Antonio Borges

, acadêmica do 4o período noturno do curso de Direito da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí – campus de Tijucas (SC), da disciplina Direito Processual Penal, atendendo solicitação implícita no contrato efetuado com a UNIVALI, objetivando a conclusão do curso e a obtenção do grau de Bacharel em Direito, e a requerimento do ministrante da disciplina, vem apresentar o presente trabalho sobre

“ATO INFRACIONAL: PRAZO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.”

baseado na leitura dos textos extraídos do site http://www.tjdft.jus.br/trib/vij/vij_medida.asp e no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº8.069/90, em 01 de dezembro de 2010.

Introdução

O trabalho apresentado é fruto de uma breve pesquisa em busca de um aprofundamento maior no tocante ao prazo da medida socioeducativa decorrente dos atos infracionais.

Desenvolvimento

Ato infracional é o ato delituoso cometido por menores.

Estes atos são correspondentes aos crimes cometidos por adultos, diferindo os mesmos, o fato de que o ao menor são aplicadas medidas socioeducativas ao invés de penas.

Cumpre ressaltar que medidas socioeducativas são medidas aplicadas ao menor infrator, visando sempre o caráter educativo e não punitivo. Estas medidas são aplicadas pelo Juiz da Infância e da Adolescência após análise do processo, e da capacidade do menor para cumprir a medida socioeducativa.

As medida socioeducativas e os prazos de cumprimento de cada uma delas previstas no ECA são:

- Advertência: Uma repreensão judicial, com o objetivo de sensibilizar e esclarecer o adolescente sobre as conseqüências de uma reincidência infracional, sendo que para esta medida não é estipulado prazo por se tratar apenas de uma advertência.

- Obrigação de reparar o dano: Ressarcimento por parte do adolescente do prejuízo econômico causado à vítima, também não sendo estipulado prazo.

- Prestação de Serviços à Comunidade: Realização de tarefas gratuitas e de interesse comunitário, por parte de adolescentes, durante período máximo de 6 meses e 8h semanais.

- Liberdade Assistida: Prevê o acompanhamento dos adolescentes pelas equipes psicossociais, por período mínimo de seis meses, objetivando oferecer atendimento nas diversas políticas públicas: saúde, educação e profissionalização, com vistas à colocação no mercado de trabalho.

- Semiliberdade: O adolescente permanece vinculado a unidades especializadas, tendo sua liberdade restringida, podendo se ausentar para freqüentar escola, cursos profissionalizantes ou comparecer ao serviço. O jovem poderá permanecer com a família aos finais de semana, desde que autorizado pela coordenação da Unidade de Semiliberdade. Esta medida não comporta prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com