TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação segregada: mudanças sociais e educacionais

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

1- INTRODUÇÃO

Vivemos em um contexto histórico marcado por mudanças sociais e educacionais cujo os objetivos são a importancia do respeito da diversidade cultural e da inclusão social.

Esta mudança aconteceu nas ultimas decadas atraves da democratização do ensino dando oportunidade a todos os jovens e crianças ter acesso a escola regular, que integra-se na perspectiva de escola aberta para todos, sendo fator de integração e de inclusão de alunos com necessidades Educativas Especiais.

2- DESENVOLVIMENTO

A educação de crianças e jovens com necessidades especiais que sempre foi feito de modo diferenciado, ou seja, separado das escolas regulares ganhou força entre a metade da década de 90, conhecida como a Declaração de Salamanca (UNESCO 1994).

Esta proposta é conhecida como a educação inclusiva, que propõe que todos os alunos com necessidades educativas especiais precisam ter acesso às escolas regulares, onde as escolas têm os meios para combater a discriminação.

Os médicos foram os primeiros que chegaram à conclusão de que esses alunos precisam ter a oportunidade de desenvolver suas agilidades acadêmicas através da leitura e da escrita, já que nas instituições particulares eles não tinham essa oportunidade e o conhecimento deles não passava de uma simples alfabetização.

Através de estímulos e de condições adequadas se percebe a aprendizagem e o desenvolvimento desses sujeitos. Com a inclusão esses alunos têm maiores condições de se adaptarem a vida social tendo uma participação mais ativa na sociedade.

Mesmo com esses avanços o ingresso destes alunos as escolas regulares ainda não é garantida. A escola inclusa precisa propor um projeto político-pedagógico, que favoreçam a inclusão social e as praticas educativas direcionadas a valorização e a diversidade.

Para que a inclusão aconteça não é simplesmente matricular o aluno é preciso oferecer uma educação de qualidade para todos os professores oferecendo suportes necessários para atender esses alunos. A Educação Especial é um conjunto de recursos que a escola regular precisa se adequar para atender a diversidade de seus alunos.

Após realizar a leitura do artigo cheguei ao conhecimento que a política da educação inclusiva precisa estar em constante transformação para que possa chegar ao ponto de se conseguir uma inclusão plena e isso ainda é um desafio muito grande enfrentados pela escola e pela sociedade. A inclusão só acontece através do empenho de toda comunidade escolar. Percebi que a intenção da inclusão é ajudar o deficiente a aumentar a sua auto estima e ter um sentimento de igualdade perante a sociedade.

Com a leitura do artigo, compreendi que antes da inclusão as crianças e jovens com necessidades educativas especiais eram tratados como incapazes de aprender e de se integrar na sociedade, eram mantidos separados ou ate isolados dos demais.

E através da inclusão estes indivíduos tem a oportunidade de aprender coisas novas e de se integrar a sociedade. Com o desenvolvimento de novos métodos esses indivíduos vão desenvolver outros interesses e vão se sentir mais importante e menos discriminado e com isso vão despertar novos conhecimentos superando em partes a sua dificuldade.

Mas, para a inclusão acontecer será necessário que os professores sejam preparados para receber esse aluno tendo alternativas pedagógicas com praticas educativas diferenciadas que atendem a todos os alunos, com suportes necessários para eles e para a escola.

Mas para incluir alunos com necessidades especiais numa sala com aproximadamente 32 alunos não é fácil, já que muitos desses deficientes precisam do acompanhamento de um técnico. Para isso e preciso o apoio dos governantes contratando esses técnicos para dar apoio ao professor de sala.

A escola precisa estar aberta para se adaptar a diversidade onde o gestor deve manter a liberdade de expressão para juntos poder solucionar os problemas que surgirem na escola.

Sabemos que na escola tudo e feito em torno da direção, ou seja, a decisão final e do diretor. Para que isso se torne realidade o diretor tem o dever de administrar uma escola com democracia respeitando a diversidade e tratando dos funcionários e professores de igual pra igual sem dar prioridade a ninguém independente da amizade e da condição financeira. As decisões devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com