TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição dos custos de responsabilidade ambiental

Artigo: Medição dos custos de responsabilidade ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Para se mensurar o passivo se criou um novo debate para se ter reconhecimento. Passivos como: títulos híbridos que tem apresentado novos tipos de passivos como os financeiros, o passivo contingentes que é quando se envolve uma incerteza quanto a ganhos ou perdas e o passivo ambiental que são obrigações com o meio ambiente. Segundo Borba e Rover (2006), a mensuração dos gastos do passivo ambiental onde há um sacrifício econômico que ocorrerá no futuro que pode ser em decorrência de um evento ou transação que relita nesse meio, ou seja, gasto para que seus produtos ou serviços não venham afetar o meio ambiente sem tem retorno financeiro diretamente por isso. Esse conhecimento básico vem criando intensos debates entre acadêmicos e profissionais da área, isso mostra a importância desses conceitos básicos nas formações desses profissionais, outro ponto importante que deve ser destacado é a importância de compreender e definir corretamente receita, despesa, perdas e ganhos.

Receitas e ganhos devem ser diferenciados, defendida pelo FASB, de forma simples receita está ligada ás atividades básicas da empresa já os ganhos vem em cima dessas atividades, por exemplo, para Hendrisksen e Breda (2007) "ganhos represntam eventos favoráveis não diretamente relacionado com a produção normal de receitas da empresa". A dificuldade além de estar em definir os dois, querendo ou não os dois vem para acrescentar, vem a dificuldade para mensurar assim distorcendo muitas vezes os valores reais em uma divulgação. Hendriksen e Breda (2007) dizem "em nível fundamental, receita é aumento de lucro", FASB defini "receitas são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade, ou liquidações de seus passivos (ou ambos), decorrentes da entrega ou produção de bens, prestações de serviços, ou outras atividades correspondentes a operações normais ou principais da entidade", em outras palavras, receita não é necessariamente lucro, mas sim criação de novos ativos, exemplo: fluxo de caixa por consequência de seus produtos.

Ganhos já se define por Hendriksen e Breda (2007) como "ganhos representam eventos favoráveis não diretamente relacionados com a produção normal de receitas das empresas", para Kam (1986) "ganhos são aumentos em ativos líquidos, provenientes de operações periféricas ou incidentais, e de outros eventos que podem estar em grande parte além do controle da firma", em outras palavras ganhos seriam resultados dos esforços da empresa em busca de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com