TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Quantitativos

Ensaios: Metodos Quantitativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Na economia devemos estabelecer diferentes seções para que na hora de a estudar, seja mais simples e organizado. A primeira divisão, e que nos interessa é separando em Microeconimia e Macroeconomia.

Macroeconomia: É a parte da economia que estuda o funcionamento economico de modo geral, por exemplo, em um país. Estudando assim o PIB, taxa de desemprego, taxa de juros, níveis de impostos e etc.

Microeconomia é a parte que estuda o comportamento de cada setor de forma individual como famílias, empresas e até mesmo os trabalhadores. Nela se analisa leis como oferta e demanda, niveis de preço e etc.

No Rio Grande so Sul, não tão diferente do cenário nacional, se é que há diferença a estrutura de oligopólio domina. O que é Oligopólio? É uma forma evoluída de monopólio onde um grupo de empresas promove o dominio de determinada oferta.

O Plano Real proporcionou o investimento de redes estrangeiras no Brasil, dentre essas redes estão as supermercadistas, evidenciando um aumento de mercado neste setor. Como exemplo de investidores temos Carrefour, Wal Mart, Sonae e Royal Ahold. Com a chegada destas empresas chegaram também modificações no market-share do setor supermercadistas. Que, evidentemente, tornam-se dominantes.

A entrada das concorrentes internacionais, que investem de forma pesada e agressiva, coagindo de certa forma os pequenos empresários nacionais que tendem a serem dominados, e são. Preços, métodos, forma de trabalho, horários e etc sempre são ditados pelo Oligopólio.

2.

A) I. As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. Média aritimética: É o resultado da divisão das somas dos números dados pela quantidade de números somados. Moda: É sempre o valor mais frequente em um conjunto de dados. Mediana: É o valor intermediário que separa a metade superior da metade inferior do conjunto de dados. II. Amplitude: A amplitude é definida como sendo diferença entre o maior e o menor valor do conjuntos de dados. Desvio padrão amostral: É igual a raiz quadrada da variância amostral. Isto é, uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variancia amostral. III. Amostragem Probabilística: A amostragem será porbabilítica quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual a de ser selecionado. Caso contrário a amostragem será não probabilistica.

B) Números índices: São as medidas estatísticas que os administradores usam para comparar grupo de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto e etc. Os números indices são bastante utilizados porque facilitam o calculo de variações de porcentagem acumuladas entre determinados periodos de tempo. Em qualquer organização e que o fator monetário se encontra presente, a utilização de números indices torna-se indispensável, caso contrário o administrador pode ser induzido a ter conclusões erradas, falsas e consequentemente prejudicar a empresa.

C) Deflação é justamente o contrário de inflação, palavrinha a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com