TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milestones na luta por um país social mais liberal e democrático

Artigo: Milestones na luta por um país social mais liberal e democrático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  266 Visualizações

A luta por um país, mais liberal democrático e social, teve um marco histórico na década de 1960 e 1980, onde houve fatos bastante observadores, lutas e reivindicações que fossem para o bem da sociedade. Ou seja grandes mudanças Todas essas mudanças induzem a um imperialismo cultural articulado através dos meios de comunicação e da publicidade, onde apontam para o consumismo e para individualismo. O crescimento da pobreza, do desemprego e da exclusão com privações social, econômica, cultural e política para a classe que vive do trabalho. E, por um outro lado, se têm uma enorme concentração de renda e riqueza para um pequeno grupo, os grandes proprietários.

Em 1960 as políticas sociais desenvolveram-se mais direcionadas à “proteção” aos trabalhadores, com o objetivo de criar condições para garantir a força de trabalho adequada, que atendesse as exigências do mercado emergente. Contudo, não se pode deixar de considerar que a política social também foi produto de luta dos trabalhadores reivindicando suas necessidades.

Frisamos que historicamente, a intervenção do Estado na área social,

Inscreveu-se no interior das relações capital x trabalho. Porém, as precárias intervenções das políticas públicas no campo social, evidenciam carências que afetam a sobrevivência de muitos homens trabalhadores, o que resulta na precarização das condições de vida destes sujeitos, os quais se tornam demandas crescentes nas áreas da educação, da saúde, habitação, emprego entre outros. Evidenciam necessidades que se constituem em direito a ser alcançado por grande parte da população da sociedade brasileira

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com