TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Estudantil

Artigos Científicos: Movimentos Estudantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

Quando Surgiu o Movimento

A primeira entidade estudantil brasileira, a Federação dos Estudantes, surgiu em 1901, mas o movimento estudantil já se fizera presente na história do país antes disso: em 1710 foram os jovens estudantes de conventos e colégios religiosos que enfrentaram a invasão francesa no Rio de Janeiro. Havia estudantes na inconfidência mineira, na campanha da abolição e na república. Estudantes denunciaram a violência policial contra Canudos, participaram da campanha civilista de Ruy Barbosa. Quatro deles – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – morreram em 1932, dando início à chamada Revolução Constitucionalista em São Paulo. Cinco anos mais tarde foi criada a UNE, que atuou intensamente na campanha do petróleo. Em 1961, formaram ao lado dos que defendiam a posse de João Goulart, na campanha da legalidade. No período que antecedeu o golpe militar, os estudantes pressionavam o governo para adotar as reformas de base e radicalizavam a luta política, sonhando com a revolução socialista.A chegada dos militares ao poder colocou as entidades estudantis na ilegalidade e vários dirigentes foram para o exílio, como José Serra, presidente da UNE em 1964. Mas o movimento logo se rearticulou. A partir de 1967, surgiram novas lideranças, como José Dirceu, Vladimir Palmeira, Franklin Martins, José Genoino. E os estudantes foram para as ruas em protestos e passeatas, como no protesto no restaurante Calabouço, onde foi morto Edson Luis, na passeata dos cem mil, na batalha da Maria Antônia, no fracassado congresso da UNE. O AI-5 representou um grande golpe na mobilização, mas a partir dos anos 70, começou a ser reconstruída a representação estudantil. Primeiro, em torno de questões mais próximas da vida universitária e logo, em torno da redemocratização, anistia, fim da censura, da tortura – como no episódio da morte de Vladimir Herzog e finalmente na campanha pelas diretas-já

.Objetivo

Em geral, os movimentos sociais são compostos por indivíduos de uma mesma classe que se agrupam para combater opressões e/ou modificar a estrutura social. O movimento estudantil, enquanto movimento social, é pluriclassista, uma vez que os estudantes que a compõem fazem parte de distintas classes sociais. Tal característica, unida a constante renovação de seus membros, torna o Movimento Estudantil bastante diversificado e mutável.Além de defender os interesses “pontuais” dos estudantes em sua instituição de ensino, é importante que o movimento estudantil esteja voltado à modificação da estrutura social e ao combate às opressões. Entendendo, inclusive, que os problemas “pontuais”, tanto em instituições públicas ou privadas, fazem parte dessa organização de sociedade. Historicamente, apesar de enfrentar grandes problemas, o movimento estudantil brasileiro mostrou-se combativo e participou de lutas de extrema relevância social, desde protestos pela melhoria do transporte público a protestos contra a ditadura militar. Além de ocupações de gabinetes e reitorias com objetivo de defender a aplicação de políticas a favor da educação pública, gratuita e de qualidade ou de impedir tentativas de desestruturação desses direitos Participantes Vejo nos estudantes com os quais me relaciono como professor, lucidez, idealismo, espírito crítico e motivações éticas que transcendem o mero interesse egoísta. Não creio nos juízos que fazem um diagnóstico apressado sobre o conservadorismo dos jovens de hoje. Esta é a principal razão na qual assento a minha avaliação de que o movimento estudantil está muito longe de ter esgotado as fontes de sua rebeldia diante da injustiça e da opressão, que o faz personagem das grandes lutas pela emancipação humana. O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Na maior parte das universidades brasileiras, o movimento estudantil é liderado por DCE's ou CA's. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da classe.E constantemente renovado, já que o corpo discente se renova periodicamente nas intituições de ensino.

Principais ações do passado

1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.

1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira.

1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República.

1897 - Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidades ocorridas em Canudos (BA).

1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.

1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa, ocorrida em meados do século 20, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial.

1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com