TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais no Brasil

Artigo: Movimentos sociais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Os movimentos sociais estão sendo representados através de greves, manifestações e sindicatos. Essas diversas formas de protesto trazem consigo os manifestantes com o desejo de um país mais justo sem corrupção que venha cumprir todos os seus deveres para com a sociedade em geral, principalmente, em relação aos gastos disponibilizados para a Copa do Mundo em 2014.

Foram os jovens que iniciaram os protestos no Brasil e motivaram outras parcelas da população a aderirem, em que, foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país. Logo, em poucos dias, o número e a composição dos mobilizados aumentou, ampliando também a lista de reivindicações por melhorias no país.

Em todas as manifestações, os grupos organizados deixaram claro que não no fim das contas, lutam por um país melhor, dizendo que essa vontade é comum tanto ao adolescente quanto ao aposentado. Assim, é importante discutir questões sobre transportes, saúde pública, habitação e outros temas relacionados às políticas públicas, uma vez que são de interesses públicos, destinados à população brasileira que utiliza desses meios para sobreviver.

As políticas públicas estabelecem metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente. Logo, é indispensável para a elaboração de diretrizes que norteiam programas de qualquer uma dessas áreas, visando à melhoria dos serviços prestados à população.

Há uma relação entre futebol e questões sociais, por exemplo, na luta por um transporte de qualidade que ganhou força agora com as promessas de melhorias com a Copa das Confederações – o torneio é considerado um ensaio geral para o Brasil, que sediará o Mundial de futebol no ano que vem.

Por conseguinte, acreditam que as reformas urbanas foram preparadas pra montar grandes espetáculos, com enormes gastos feitos para a Copa, mas não para fazer com que o conjunto da população tivesse melhoria na cidade, deixando de lado, a saúde, educação, transporte e entre outros. Os protestos incluem reclamações contra o aumento dos preços, a qualidade dos serviços de transporte, saúde e educação, casos de corrupção e contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo.

Em geral, há uma população descontente, apesar de todos os programas sociais que o governo tem organizado para assistência social, principalmente aos mais pobres. O que tem motivado os brasileiros é a busca por qualidade de vida, em que o mundo veja que o Brasil não é só a Copa, que tem muito a ser feito por trás disso.

Por fim, essa reflexão irá contribuir para a formação acadêmica pelo fato de vivermos em um país democrático - poder do povo, e há muito tempo não vemos exercendo nosso papel de falar, exigir, e dizer o que queremos. Assim, um cidadão com formação acadêmica deve relacionar e conviver com questões sociais, pois esse cidadão é dotado da capacidade de refletir sobre o seu meio, sobre a sociedade e sobre as necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com