TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES DE JUROS SIMPLES (LINEARES) E NOÇÕES DE JUROS COMPOSTOS

Seminário: NOÇÕES DE JUROS SIMPLES (LINEARES) E NOÇÕES DE JUROS COMPOSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

NOÇÕES DE JUROS SIMPLES (LINEARES) E NOÇÕES DE JUROS COMPOSTOS (EXPONENCIAIS)

Juros é um atributo de uma aplicação financeira. Eles são classificados em simples ou compostos, de acordo com o regime de capitalização em que trabalha.

Os juros simples seu calculo é feito em relação ao capital inicial, de período a período ou no final da aplicação. Assim, o valor do juro é constante a cada período.

Os Juros Compostos, o calculo é feito em relação ao montante que tem o início a cada período. Desse modo, o final de cada período o juro é acrescentado ao capital.

O montante é a soma do Capital com os juros acumulados, conhecido como Valor Futuro. A grande diferença dos juros é que no final das contas quem financia por juros simples obtém um montante (valor total a pagar) inferior ao que financia por juros compostos. Capital é o valor que financia, seja na compra de produtos ou empréstimos.

FACILITADORES DO CÁLCULO:

i – é a taxa de juros. Utilidade: Quando se deseja calcular a taxa de juros de um financiamento (i) a partir do valor das parcelas (PMT) e do financiado (PV), ou determinar a taxa de rendimento (i) de uma aplicação em que um único valor foi depositado (PV) e depois de certo tempo foi resgatado (FV)

n – tempo ou número de períodos. Utilidade: Quando se deseja calcular quanto tempo um capital (PV) deve ficar aplicado para se ter o direito de resgatar um valor desejado (FV), ou determinar quantas parcelas (n) seriam necessárias para se acumular certo valor de resgate (FV), ou saber quantas (n) parcelas fixas (PMT) serão necessárias para que um valor financiado (PV) seja pago, dado uma taxa de juros.

VP – valor presente, valor principal ou capital. Utilidade: Quando se deseja calcular o valor uma mercadoria (PV) a partir do valor das parcelas (PMT), ou determinar o valor que se deve aplicar hoje (PV) para ter o direito de receber determinada quantia no futuro (FV).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com