TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL OPERACIONAL

Resenha: NÍVEL OPERACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

ALAVANCAGEM OPERACIONAL

A alavancagem operacional pode ser definida como a maneira de prever a variação do lucro liquido a partir de um determinado nível de vendas, ou seja, é o grau de sensibilidade do lucro ás variações percentual de vendas, conforme Hong Yuh (2003), ela funciona como um multiplicador: se é alta, um pequeno aumento percentual nas vendas pode produzir um grande aumento percentual no lucro. O cálculo da alavancagem operacional é dado pela seguinte equação:

Alavancagem operacional = margem de contribuição / lucro

A alavancagem da ind. De camisetas de acordo com DRE temos: 56.540,00 / 33.379,37 = 1,69

Isso significa que seu lucro cresce 1, 69 vezes mais rápido que suas vendas, se, por exemplo, a ind. De camisetas aumentar suas vendas em 30 por cento passando de $ 99.000,00 para $128.700,00, seu lucro aumentará em 50,70 por cento ( 1,69 x 30 por cento) passando assim de $33.379,37 para $50.302,71 ( 50,70 por cento acima de $33,379,37).

É preciso ressaltar que o efeito da alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco. O impacto da alavancagem operacional diminuirá na proporção do crescimento das vendas acima do Ponto de Equilíbrio, resultando assim em um lucro maior.

Conhecendo o ponto de equilíbrio e a alavancagem operacional o gestor terá subsídios para estipular metas de produção e vendas, sabendo do seu impacto no resultado econômico da empresa, o que não seria possível se essas metas fossem determinadas aleatoriamente e sem critério técnico.

O gestor também deve lançar mão de dados seguros de mercado, e dependendo do tipo de produto que estiver sendo comercializado, a empresa poderá sair de uma política conservadora, para uma mais agressiva, e neste caso a mesma aumentará o índice de alavancagem operacional, entretanto para esta decisão o gestor deverá estar munido de uma gama de informações para tomar esta decisão que provocará um maior risco para a Empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com