TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Formal E Formal

Trabalho Escolar: Não Formal E Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Aprender não é somente assimilar conteúdo, é saber transmitir também o seu conhecimento.

A presente ATPS tem como objetivo esclarecer o que é a Educação formal e a Educação Não Formal, e a importância de cada uma para a nossa vida.

As experiências, a criatividade e a capacidades dos alunos são únicas, pois cada um adquiriu durante seu processo de socialização, sendo na família, no bairro ou na escola.

Sendo assim, a educação não é adquirida somente através de currículo pré-definido baseado em diretrizes e normas, mas a partir da relação que se tem com o próximo, sendo na família,nos movimentos sociais organizados pela sociedade, no trabalho, e nos grupos de estudos, sendo na escola ou por organizações sócias.

Em seguida, daremos mais ênfase neste assunto.

O QUE É A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

Durante muito tempo, a educação foi confundida com escola. Nos dias de hoje esta compreensão vem se modificando ate mesmo porque o contexto educacional é muito amplo, como por exemplo: a educação para a saúde, para o trânsito e outros.

Quando falamos da educação não formal, a comparação com a educação formalé quase de imediato.

O termo não formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal, aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, como na família, no bairro e etc.

A educação não formal não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. O seu conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.

Além de possuírem objetivos claros e bem definidos, essas atividades educacionais são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam um caráter complementar à educação formal, logo, não conferem graus ou títulos aos seus participantes.São oferecidas tanto por escolas quanto por organizações sociais.

Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida, competências para o trabalho e cultura em geral.

A educação não formal é caracterizada principalmente por:

- Obter forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado;

- Flexibilidade;

- Estar focada em quem aprende e não em quem ensina;

- Prática relacionadacom o contexto local dos participantes.

A Federação de Bandeirantes do Brasil é, no país, a representante oficial da Associação Mundial de Bandeirantes (World Associationof Girls Guidesand Girl Scouts – WAGGGS) que é reconhecida pela ONU como uma das maiores organizações internacionais de educação não-formal.

Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB)

FONTE:http://www.bandeirantesp.org.br/quem-somos/proposta-educacional.asp

ASSOCIATIVISMO NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM PROJETOS SOCIAIS

Associativismo é visto como uma forma de agrupar interesses comuns defendendo pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com