TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Apredizagem

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Disciplina: Simulação de Jogos

Semestre: 2020.2 – Ensino Remoto Emergencial

Docente: Lívia Maria da Silva Santos

Alunos: Uéverton Fraga de Paula

Resenha Critica: - Avaliação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial em uma Cooperativa Agropecuária

No artigo cita os métodos de aprendizagem, logo converge para a metodologia dos jogos de empresas, de maneira que os jogos os participantes possuem a oportunidade de aprendizagem vivencial com a aplicação dos jogos. Os pontos a serem vivenciados são o planejamento, a gestão de tempo, a negociação, os conflitos e as tomadas de decisões.

Quanto a aplicação dos jogos são utilizadas 5 fases: a vivência, o relato, o processamento, a generalização e a aplicação com a finalidade de propiciar a compreensão de atividades organizacionais com a vivência dos jogos.

Nesse passo, o  trabalho teve como objetivo averiguar a relevância e a efetividade da aplicação dos jogos de empresas e do ciclo de aprendizagem vivencial, em uma cooperativa agropecuária, para o desenvolvimento das ações dos participantes ante os fatores internos e externos que tangem uma organização cooperativa. Percebemos que utiliza a organização cooperativa para criar uma realidade com a simulação de jogos. Infelizmente o artigo aborda os pontos da simulação mais evidente e não aprofundada. Traz uma proposta ampliada de vivencia, contudo não fornece dados mais aprofundados.

A proposta foca para conexão com a ampliação das vivências passadas e presente. Com a proposta passada possibilita um feedback aos participantes, de maneira que possa ser feita uma reflexão para aprender com os erros cometidos. O artigo enriquece com autores conforme cita: “Vila e Falcão (2002), os jogos de empresas, com objetivo de treinar pessoas, apenas tem sentido quando ao final os participantes adquirem conhecimento suficiente para conseguirem mudar seu comportamento.”

Estes objetivos são frisados praticamente com outros autores do artigo, mas em orientações diferentes de aprendizagem.

Então com a metodologia foi aplicado a 12 participantes que responderam os questionários nos dois momentos. Com os aspectos de  heterogeneidade desse grupo, composto por cooperados e funcionários de uma cooperativa. O fato do grupo ser heterogêneo ampliou a efetividade do trabalho, uma vez que, permitiu que o método fosse aplicado com um grupo de origem e formação diversa, porém tendo entre eles uma organização comum. Desta forma esta heterogeneidade poderia ser mais aprofundada, contudo o fator  de limitante do artigo não permitiu essa profundidade de informação.

O método analisado foi  os discursos dos participantes, do sujeito coletivo por amostra de acessibilidade e conveniência (DSC). Porquanto, o DSC apresenta conteúdos com pensamentos de teor de forma igualitária na qual são reunidos em um único discurso em busca de representar todos os indivíduos. A resultante analisada foi uma negativa de conhecimento do ciclo de aprendizagem vivencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com