TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidado De Nós: Corpo, Saúde E Sexualidade.

Pesquisas Acadêmicas: O Cuidado De Nós: Corpo, Saúde E Sexualidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  2.097 Visualizações

Página 1 de 3

O tema saúde e bem-estar são comentados frequentemente em nosso dia-a-dia. Muito se fala sobre exercícios e dietas, a mídia nos impõe como deve ser o corpo ideal, e isso provoca uma busca não pela saúde, mas sim, para se alcançar um padrão de beleza.

E as pessoas acabam por se dividir entre aquelas que aceitam essa pressão da sociedade e tentam a todo custo se encaixar nos padrões, e aquelas que preferem escapar disso tudo, entretanto essa válvula de escape, que pode parecer como uma situação mais confortável, muitas vezes leva o indivíduo ao isolamento.

1- EM BUSCA DE SEGURANÇA

Os outros podem nos oferecer segurança que nos proporciona bem-estar, mas também nos causam ansiedade, desconforto. Onde encontraremos o abrigo seguro que procuramos? Quanto mais temos conhecimento de uma coisa menos temor, o que gera a segurança. Na família todas as diferenças entre as pessoas, não importa quão profundas sejam, não fazem muita diferença, porque com elas sabemos que podemos contar aconteça o que acontecer.

2- SELF CORPORIFICADO: PERFEIÇÃO E SATISFAÇÃO.

É importante dizer do efeito que o viver em sociedade tem sobre o que fazemos como nos vemos e como vemos os objetos e os outros, e o que acontece em consequência disso tudo.

Ainda que independentemente de tamanho e forma, nossos corpos e suas outras características, como o filosofo Michel Foucault salientou que nosso corpo muda ao longo do tempo. E não por nossas próprias escolhas e ações intencionais.

Dependentemente do tipo de sociedade em que vivemos e da eventualidade de estarmos em paz com o corpo, que podemos considerar uma empreitada (algo a ser trabalhado exigindo cuidado e atenção diárias).

A sociedade entre aspas estabelece os padrões para uma forma desejável, á qual cada corpo deve cumprir essas exigências.

A maneira como atuamos sobre nossos corpos e cuidamos de nós não é, naturalmente, assunto que possa ter lugar em um vácuo social. Assim, no que diz respeito ao cuidado com o corpo, acontece de nossa sociedade ser particularmente exigente. Dado o grande volume de risco e incerteza no "mundo lá fora".

3- A BUSCA DE SAÚDE E BOA FORMA

A busca pela saúde e a busca pela boa forma são diferentes, e seus propósitos, às vezes incompatíveis. A ideia de bem-estar, de saúde, supõe uma norma à qual o corpo humano deve se adequar, aquilo que não esta dentro da norma significa sinais de desequilíbrio, doença. Permaneceríamos saudáveis se, e somente se, permanecêssemos na faixa de tolerância dessa norma. Já a ideia da busca pela boa forma. Essa diz respeito à transgressão de normas, não à adesão a elas. A pergunta não é o que o corpo deve fazer, mas sim o que o corpo é capaz de fazer em seu limite.

4- CORPO E DESEJO.

O corpo não é somente o local e a ferramenta do desejo, mas também um objeto desse desejo. É nosso corpo ao mesmo tempo o que os outros veem de nossa pessoa, o corpo é o local de nosso self em permanente exposição, e as pessoas tendem a julgar pelo que podem ver.

5- CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO.

Para Anthony Giddens estamos vivendo em um período denominado “sexualidade plástica”, dizendo que o “ser masculino”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com